cuidados com o couro cabeludo

Assim como a estrutura dos fios, o couro cabeludo também precisa de alguns cuidados especiais para se manter saudável.

Afinal, a raiz dos cabelos é localizada nessa região. Se ela não estiver equilibrada, consequentemente, a estrutura capilar também não estará, fazendo com que o tratamento do couro cabeludo seja essencial para manter a vitalidade das madeixas. 

A grande questão é que o couro cabeludo apresenta necessidades um pouquinho diferentes se comparado aos cabelos em si. Sua região deve ser tratada com produtos e cuidados específicos, causando uma série de dúvidas entre os beauty lovers que desejam preservar a saúde capilar.

Pensando em facilitar a vida de vocês, amantes de haircare, separamos neste post quais são os cuidados essenciais com essa região do corpo. Por isso, se você deseja prolongar a vitalidade dos cabelos e potencializar a sua agenda de tratamento, abra seu bloquinho de notas e fique atento às dicas a seguir!

Habitue-se a massagear o couro cabeludo!

Massagear o couro cabeludo é o maior ato de autocuidado que você pode ter com essa região.

Além de intensificar a remoção dos resíduos e impurezas acumuladas na raiz dos fios, uma massagem suave também é capaz de estimular o fluxo sanguíneo da região e favorecer o transporte de nutrientes até a fibra capilar, proporcionando um crescimento muito mais saudável aos fios de cabelo. 

Invista em shampoos sem sal para as lavagens rotineiras!

Os shampoos sem sal são os melhores amigos do couro cabeludo! Suas composições suaves promovem uma limpeza eficaz e bem menos agressiva à raiz dos cabelos, preservando o equilíbrio da região.

Aplique o produto do comprimento às pontas dos cabelos e certifique-se de enxaguar os fios abundantemente para que nenhum resíduo se acumule na superfície do couro cabeludo e cause o entupimento dos poros. 

Deixe o seu couro cabeludo bem longe das altas temperaturas!

O calor excessivo da água do chuveiro e as altas temperaturas emitidas pelas ferramentas de calor podem provocar queimaduras ao couro cabeludo e interferir na oleosidade da região, evidenciando a produção de sebo.

O ideal é sempre lavar os fios com água morna ou fria e não esquecer se aplicar um protetor térmico antes de utilizar um secador, uma chapinha ou um modelador. 

Aposte em shampoos específicos para driblar os possíveis quadros de caspa!

Outro problema ocasionado pelos banhos quentes é o surgimento dos quadros de dermatite seborreica e, consequentemente, a caspa. Justamente devido ao desequilíbrio da oleosidade, o couro cabeludo pode ficar com os seus folículos capilares entupidos, causando a descamação dessa região.

Para contornar o problema, basta apostar nos Shampoos Anti Caspa ou Anti Resíduo e investir em uma boa Máscara de Hidratação, que vai reequilibrar o manto hidrolipídico e reverter os sinais de ressecamento. 

Alimente-se bem

Por último, mas não menos importante, para deixar o couro cabeludo mais saudável, é indicado ter uma alimentação balanceada, rica em aminoácidos, proteínas, ômega-3 e zinco.

Esses nutrientes vão auxiliar no fortalecimento da estrutura capilar, no crescimento dos fios, na hidratação da fibra capilar e até mesmo na redução da oleosidade excessiva. Cuide-se!

Gostou de conhecer quais são os cuidados essenciais que se deve ter com o couro dos cabelos? Conta pra gente nos comentários quais deles você já realizou em sua rotina de tratamento! Estamos curiosos para saber!

Coloque seu comentário aqui...