Escova Progressiva

Cuidados com os cabelos em transição capilar

A transição capilar chegou para revolucionar o que a grande massa entende por beleza estética. Por muito tempo vivemos em um mundo onde os fios lisos e ondulados ocuparam todos os holofotes e se transformaram em um padrão estético ideal quando pensamos em cabelo. 

Esses tipos de fio são lindos sim, com toda a certeza! Porém, o ato de taxá-los como ideais acaba deixando de lado outros tipos de cabelo que são tão lindos e merecem tanta admiração quanto. Os cachos, após muitos anos, estão se tornando cada vez mais evidentes e ocupando cada vez mais espaços. Tudo isso graças a uma legião de cacheadas que chegou para evidenciar e propagar a transição capilar. 

Deixar de fazer químicas devido a pressão para alcançar um padrão estético e, finalmente, assumir suas madeixas naturais é um dos maiores atos de amor próprio que existem. Sem contar na praticidade e autocuidado, pontos que serão constantes dentro de cada rotina. 

Essa etapa para alcançar a versão original do seu cabelo, sem alterações moleculares, pode ser muito tranquila para algumas pessoas, mas bem conturbada para outras, afinal, o processo costuma mexer bastante com a autoestima

Pensando em ajudá-las a entender um pouco mais sobre esse processo, separamos nesse texto alguns cuidados essenciais com os cabelos em transição capilar, que prometem manter a saúde e a beleza das suas madeixas no decorrer do tempo. Por isso, se você está curiosa para saber mais sobre a transição, fique de olho no que vem a seguir!

Entenda o seu tipo de fio e procure saber como o processo funciona!

Um dos maiores atos de cuidado antes de iniciar a transição capilar é procurar entender como o processo funciona e, principalmente, como cuidar do seu tipo de fio. O período consiste em remover toda a química presente no cabelo através da aplicação de alguns produtos específicos para isso, que agirão diretamente na fibra capilar. 

Devido a intensidade dessa etapa, é imprescindível caprichar nos tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução, sendo indicado, inclusive, a organização de um cronograma capilar. Portanto, além de entender sobre o processo, também é ideal reconhecer o seu tipo de fio e investir em linhas de tratamento que atendam às suas necessidades. 

A hidratação é a melhor amiga dos cachos!

Um cabelo bonito e saudável é um cabelo hidratado. Isso não muda para nenhum tipo de fio, muito menos aos cacheados e crespos. Além de deixar as madeixas muito mais macias e cheias de brilho, a hidratação também é responsável por controlar a umidade dos cachos, que já são naturalmente mais porosos e sequinhos. 

O que acontece é que, devido a curvatura presente nesses fios de cabelo, a oleosidade do couro cabeludo não consegue percorrer toda a extensão capilar, deixando-os opacos e com a umidade desequilibrada. Sem contar que, durante o processo de remoção da química, os cabelos são submetidos a alguns produtos que podem ressecá-los ainda mais. 

Por isso, hidratar as madeixas é um ato necessário no processo de transição capilar. Invista em boas máscaras e finalizadores focados em hidratação e aplique-os semanalmente nas madeixas! 

Evite ferramentas de calor!

O secador, a prancha, o modelador e até mesmo o difusor, que auxilia na definição dos cachos, devem ser usados muito esporadicamente na fase de transição capilar. A alta temperatura dessas ferramentas pode intensificar o ressecamento e a porosidade. Tudo que você menos precisa durante essa etapa, certo? 

Caso você precise do secador ou do difusor por alguma razão especial, tudo bem usá-los! Desde que você aplique um protetor térmico nos cabelos respeite uma distância segura entre a raiz dos fios e a ferramenta utilizada. Uma boa dica de finalização, é optar por finalizadores que tenham uma ação hidratante ou nutritiva já que recuperam o semblante vitalício dos fios.

Leia também: Como deixar o couro cabeludo saudável e reduzir a queda capilar

Desembarace os fios com cuidado e faça um corte reparador!

A dupla texturização capilar, que representa o momento em que parte do fio está em sua forma natural e parte com química, é a etapa da transição na qual os cabelos estão mais fragilizados. Por isso, no momento de desembaraçar os cabelos, tenha muito cuidado para não quebrá-los. 

O ideal é desembaraçar as madeixas enquanto elas estão molhadas e com o auxílio de um pente que tenha as cerdas grossas, uma vez que elas facilitam o processo e evitam o rompimento dos fios. 

Outra forma de suavizar a fase de dupla texturização capilar é fazendo um corte reparador, que tem a missão de auxiliar na adaptação do novo cabelo e ir retirando, cada vez mais, as partes que ainda contém química. 

Inclusive, o Big Chop (Grande Corte), apesar de ser considerado muito radical, é a forma mais rápida para você alcançar o seu cabelo natural. Pense a respeito e converse bastante sobre essa possibilidade com outras cacheadas e crespas. Nesse momento, a união literalmente faz a força! 

Gostou de conhecer um pouco mais dos cuidados que se deve ter com os cabelos em transição capilar? Você, que é cacheada, conta pra gente nos comentários quais cuidados mais te auxiliaram no momento da transição! Estamos loucos para saber! 🙂