5 dicas para homens de como cuidar do seu cabelo crespo

cuidados-cabelo-crespo-masculino

Ocupando a última posição na tabela de curvatura, os cabelos crespos são conhecidos por sua estrutura em espiral e pelo seu fator encolhimento, que faz com que eles aparentem ser menores do que realmente são.

Devido a essas características, os cabelos crespos tendem a ser mais ressecados que os demais. Sua curvatura acentuada impede que a oleosidade produzida no couro cabeludo percorra todo o comprimento do fio, que acaba deixando os cabelos secos.

Tendo isso em mente, fica claro que os cabelos crespos precisam de uma atenção especial em meio a rotina de cuidados. Especialmente entre os homens, que, historicamente, têm um histórico de não se dedicarem tanto aos rituais de beleza.

Pensando em orientar o público masculino que se preocupa com a saúde dos cabelos, separamos neste post 5 dicas de cuidados para cabelo crespo que são essenciais em qualquer rotina de beleza.

Por isso, se você quer saber tudo sobre o tema, separe uns minutinhos e preste atenção no conteúdo a seguir!

Aplique o shampoo somente no couro cabeludo!

Considerando o fato de que os cabelos crespos são naturalmente ressecados, a utilização de um shampoo em seu comprimento e pontas pode favorecer esses sinais de ressecamento, uma vez que a ação adstringente do produto é capaz de remover a oleosidade natural do fio.

Uma dica para reduzir esses possíveis danos, é dar preferência aos shampoos hidratantes e utilizá-los apenas na raiz, levando apenas a sua espuma para o restante do comprimento. Dessa forma, é possível garantir a higienização do cabelo sem se preocupar com o ressecamento excessivo.

Intercale as lavagens com a técnica Co-Wash!

Outra dica para amenizar os possíveis danos ocasionados pelo shampoo é intercalar as lavagens com a técnica Co-Wash. Conhecida por dispensar o uso do produto adstringente, a técnica incentiva a limpeza dos fios utilizando apenas o condicionador.

Devido à sua fórmula leve e emoliente, o condicionador é capaz de remover as impurezas do couro cabeludo ao mesmo passo em que reequilibra a hidratação do fio. Vale a pena experimentar!

Invista em tratamentos de hidratação!

A melhor forma de combater os sinais de ressecamento capilar é apostando nos tratamentos de hidratação. E isso não muda quando estamos falando de cabelos crespos.

Para neutralizar os quadros de frizz, aspereza, opacidade e quebra, a melhor estratégia é investir em uma máscara de hidratação e aplicá-la semanalmente após a lavagem dos fios.

Rica em propriedades nutritivas, as máscaras de hidratação ajudam a regenerar o manto hidrolipídico e a repor a umidade perdida ao longo do tempo, deixando o cabelo crespo muito mais leve, macio e definido.

Use toalhas de algodão!

Ao contrário das toalhas convencionais, as toalhas de algodão não causam tanto atrito com os fios e, devido a essa característica, não favorecem o surgimento do frizz – que já é naturalmente comum na estrutura dos cabelos crespos.

Portanto, uma ótima dica para os homens que têm cabelo crespo é substituir a toalha convencional por uma toalha de algodão ou até mesmo utilizar uma camiseta antiga para remover a umidade dos fios.

Use o finalizador ao seu favor!

Por último, invista em finalizadores destinados especialmente aos cabelos cacheados e crespos.

Além de auxiliarem na fixação dos penteados, os finalizadores também são capazes de realçar o volume, aumentar a definição e potencializar os resultados alcançados com a hidratação, sendo verdadeiros aliados aos fios crespos.

Dentre os produtos mais populares entre as pessoas de cabelo crespo estão os Leave-Ins, as Gelatinas, os Ativadores de Cachos, os Cremes de Pentear e os Silicones Reparadores. Experimente e veja qual combina mais com você!

Confira mais dicas de cabelo em nosso Blog!

Gostou de conhecer essas dicas de cuidado para cabelos crespos? Acessando a página inicial do nosso Blog, você confere mais conteúdos relacionados ao universo dos cabelos. Venha nos visitar!

Coloque seu comentário aqui...