cuidados para cabelos lisos

Apesar de exigirem menos manutenções e cuidados, os cabelos lisos também precisam de uma atenção especial em alguns momentos. 

A falta de atenção em alguns pontos pode ocasionar no surgimento de obstáculos bem chatinhos como frizz, ressecamento, quebra e oleosidade, por exemplo.

Esses cuidados especiais não são nem um pouco complicados e podem facilmente serem incluídos na rotina. Por isso, listamos alguns tópicos que fazem toda a diferença para a saúde de um fio liso. Se interessou sobre o assunto? Então aproveite a leitura!

Capriche na limpeza dos cabelos!

O cabelo liso é mais propenso à oleosidade excessiva do que qualquer outro tipo de fio. Justamente por ter uma estrutura livre de curvatura, a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo é capaz de percorrer toda a estrutura dos fios, deixando as madeixas lisas com aquele aspecto sujo e pesado. 

Para evitar que esse quadro evolua, é indicado manter a limpeza dos fios em dia. Caso não seja possível higienizá-los diariamente, então realize a limpeza dia sim, dia não. Só tente não deixar os cabelos sujos por mais de 2 dias, okay?

O investimento em um shampoo e em um condicionador específicos para cabelos lisos é fundamental. Aplique os produtos corretamente no perímetro capilar e não se esqueça de enxaguar abundantemente para remover qualquer resíduo que tenha se acumulado em meio à lavagem. 

Relaxe as mãos no momento de alisar ou arrumar os fios!

Por mais peculiar que possa parecer, o ato de pentear os cabelos pode danificar os fios se não for feito da maneira correta. Tudo depende da força que é usada para desembaraçar as madeixas. Um atrito muito intenso pode arrebentar o fio, dando uma brecha para o surgimento do frizz.

A melhor forma de pentear os cabelos é começar pelas pontas, onde os fios são mais propensos a embaraçar. Na sequência, siga para o comprimento até chegar no final da cabeça. Penteando as madeixas em níveis, o risco de quebra é diminuído e a certificação de que todo o cabelo foi desembaraçado é maior.

Aposte em leave-ins e finalizadores capilares!

Outro fator que contribui para um desembaraçamento mais eficaz é a utilização de leave-ins e finalizadores capilares.

Além de deixarem os cabelos mais maleáveis no momento de passar o pente, esses produtos também auxiliam no tratamento das madeixas

Ricos em nutrientes e propriedades hidratantes, os finalizadores são responsáveis por suavizar os quadros de ressecamento e potencializarem a sedosidade dos fios lisos, conferindo aquele visual banhado de maciez, brilho e movimento. 

A aplicação pode ocorrer diariamente do comprimento às pontas ou toda vez que você for utilizar ferramentas de calor – como secadores, pranchas e modeladores. 

Hidratação é imprescindível

Indicada para todos os tipos de cabelo, a hidratação é necessária dentro da rotina de cuidados capilares.

Existe um mito muito disseminado que cabelos lisos não pedem um tratamento de hidratação frequente porque são tipos de fio que tendem a adquirir oleosidade ao longo do dia.

Mas pasmem: até fios oleosos precisam ser hidratados. Apesar de muitas pessoas pularem esse passo, deixar a fibra capilar sem água não é nada benéfico para a saúde do fio.

Para facilitar, explicamos abaixo como funciona o tratamento de hidratação para diferentes tipos de liso. Dê uma olhada:

Lisos oleosos: o recomendado é lavar esse tipo de fio com shampoo (aplicando duas vezes se necessário) e seguir com um condicionador hidratante. Assim, os cabelos ficam hidratados sem o risco de ficarem pesados ou ainda mais oleosos.  

Lisos ressecados: nesse caso, a hidratação deve ser feita com mais empenho. É indicado obter uma máscara de hidratação e usá-la uma vez por semana ou a cada quinze dias. Ademais, sempre se atente ao tempo de ação da máscara mostrado no rótulo da embalagem.

Lisos alisados quimicamente: já os fios alisados quimicamente também requerem um cuidado específico. A recomendação é montar um cronograma capilar onde a hidratação é combinada com tratamentos de nutrição e reconstrução. O uso de máscaras específicas para cabelos quimicamente tratados também é indicado.

Tenha uma alimentação balanceada

Uma boa alimentação faz bem tanto para o corpo, quanto para a pele, cabelos e unhas. As vitaminas e minerais presentes em alguns alimentos contribuem bastante para a saúde, crescimento e fortalecimento dos fios. 

Portanto, se você deseja dar um up no visual, acrescente os alimentos abaixo na sua dieta de acordo com o que cada vitamina/mineral oferece.   

  • Vitamina B (crescimento dos fios): fígado, peixes e nozes.
  • Vitamina A (previne o enfraquecimento e queda): cenoura e beterraba.
  • Ferro (vitalidade): feijão, cereais, vegetais e legumes verdes.
  • Proteína (contorna a situação de fios fracos e quebradiços): carnes, leite, ovos, grãos e cogumelos.
  • Vitamina E (previne o envelhecimento e garante brilho): sementes e óleos vegetais.

Confira mais dicas sobre beleza em nosso Blog!

Gostou de conhecer todos esses cuidados para cabelos lisos? Acessando a página inicial do nosso Blog, você confere mais conteúdos relacionados ao universo capilar. Venha nos fazer uma visita!

Coloque seu comentário aqui...