Se você é apaixonada pelo universo da beleza e procura estar sempre atualizada sobre suas tendências, com certeza já ouviu falar sobre cronograma capilar. Mas você sabe qual é a sua importância para a saúde dos fios? Deixa que a gente te conta!
O cronograma capilar nada mais é do que uma agenda de cuidados semanais que buscam atender às principais necessidades do seu cabelo. Normalmente, um cronograma capilar conta com três tratamentos principais: a hidratação, a nutrição e a reconstrução.
Todas essas etapas são importantíssimas para manter o equilíbrio da fibra capilar, mas uma delas se faz essencial para que as outras deem certo. A reconstrução capilar é responsável por suavizar os danos sofridos pelo fio e torná-lo mais preparado para receber os demais tratamentos.
Abaixo separamos todas as informações sobre o tratamento para que você, amante de haircare, conheça os benefícios da reconstrução capilar e comece a inserir o cuidado em seu cronograma. Por isso, se você se preocupa com a saúde dos seus fios, dê uma olhada no que vem a seguir!
O que é Reconstrução Capilar?
Reconstruir o fio significa recuperar a massa da fibra capilar. Quando o cabelo é submetido a alguma química ou é exposto a agressores externos, ele tende a ficar poroso e perder nutrientes essenciais à sua saúde, como a queratina, por exemplo.
A queratina é uma proteína natural produzida pelo fio de cabelo, cuja principal função é proporcionar força, elasticidade e resistência às madeixas. Através dela, o cabelo recupera a sua sustentação e se torna mais preparado para enfrentar os danos diários.
O tratamento de reconstrução capilar vem com a proposta de repor a queratina perdida pela fibra capilar e, consequentemente, reconquistar o semblante saudável dos cabelos. É através desse cuidado que o cabelo volta a assumir uma postura forte e menos propício à quebra e à queda.
Leia também: Conheça as etapas da reconstrução capilar
”E como eu consigo saber se o meu cabelo precisa de uma reconstrução?”
A melhor maneira de saber se o cabelo precisa ou não de uma reconstrução capilar é observando a sua aparência e comportamento. Normalmente, é um fio que se encontra frágil, poroso, quebradiço, ressecado e que, mesmo após alguns tratamentos de hidratação e nutrição, continua com um semblante sem vida.
Uma das principais características do fio danificado é não conseguir segurar a água e os nutrientes depositados nos outros tratamentos. Suas escamas estão tão abertas, que a fibra capilar deixa de absorver as substâncias necessárias para o seu equilíbrio.
Por esse motivo, a reconstrução capilar deve vir antes de qualquer tratamento. Só depois de restaurada, que ela conseguirá receber os demais cuidados necessários.
Quais são os benefícios promovidos pelo tratamento?
Como citado acima, o principal benefício do tratamento é repor a queratina perdida pelo núcleo dos fios e, dessa forma, reconquistar a sustentação das madeixas. Uma vez recuperada, a queratina tende a se direcionar para os principais danos sofridos pela fibra capilar, regenerando-os.
Por deixar o cabelo mais forte e menos propenso a quebra e queda, a reconstrução é um dos primeiros procedimentos recomendados após realizar algum método químico. Como as substâncias presentes nessas técnicas tendem a enfraquecer o fio, a reconstrução vem para retardar os danos sofridos em meio a química e, assim, manter a vitalidade dos fios.
Como é feito o tratamento reconstrutor?
Existem duas maneiras principais para realizar o tratamento reconstrutor. A recomendação de cada uma delas varia muito de acordo com as necessidades que o cabelo apresentar e com o quão danificado está estiver.
A primeira alternativa, e também a mais popular, é aplicar máscaras, ampolas e linhas completas de reconstrução por toda a extensão dos fios. Geralmente, esses produtos contam com queratina e outras proteínas como ingredientes principais de suas composições.
Só fique atenta! Se você optar pela aplicação de máscaras e ampolas, faça isso apenas uma vez ao mês ou, se o fio estiver muito danificado, no máximo, a cada quinze dias! Por devolver massa à fibra capilar, reconstruções frequentes tendem a enrijecer demais o fio e provocar o famoso efeito rebote, ou seja, favorecer a sua queda.
Já a segunda alternativa é recorrer a uma Cauterização Capilar. A técnica utiliza queratina líquida pura para recuperar a fibra capilar e regenerar os fios danificados.
Esse método pode ser feito “frio” quando a proteína é injetada nas camadas mais profundas do cabelo, ou “quente”, quando a queratina é selada apenas na parte externa do fio, usando ferramentas de calor como uma forma de potencializar o tratamento.
Independente do método escolhido, a Cauterização é indicada somente quando os fios estão extremamente danificados, sendo considerada como um tratamento “salva cabelos”. Por isso, deve ser feita apenas por profissionais qualificados.
Leia também: Reconstrução: antes ou depois da progressiva?
E aí? Gostou de conhecer os benefícios da reconstrução capilar? Conta pra gente nos comentários se esse tratamento já faz parte do seu cronograma de cuidados com os fios! 🙂