Os pincéis de maquiagem são grandes aliados no momento de aplicar os produtos corretamente e garantir um visual bonito e polido. Suas cerdas são desenvolvidas com diferentes finalidades que vão de acordo com as áreas do rosto, mas, de modo geral, elas possuem a função de pegar uma certa quantidade de produto e depositá-la com mais eficácia no rosto.
O uso constante dessas ferramentas pode provocar o acúmulo de sujeira e de resíduos de maquiagem em suas cerdas, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias. Quando o pincel está nesse estado e entra em contato com a pele, é muito fácil o surgimento de alergias, irritações e até mesmo problemas mais sérios, como conjuntivite, dermatites e herpes.
Para evitar que esse tipo de situação se torne real, é imprescindível higienizar os seus pincéis com uma certa frequência. Nesse texto, separamos algumas dicas de como limpar o pincel de maquiagem e garantir ainda mais saúde à pele do rosto. Conheça abaixo os cuidados principais e tenha uma ótima leitura!
Limpeza profunda com Shampoo Neutro
A maneira mais eficaz de higienizar os pincéis de maquiagem é lavando eles com Shampoo de Bebê ou Shampoo Neutro. Seu pH balanceado e sua fórmula livre de álcool é capaz de realizar uma limpeza profunda sem ressecar e danificar as cerdas.
A higienização é bastante simples! Basta umedecer as cerdas com água fria ou levemente morna, colocar uma pequena quantidade de shampoo na palma da mão e, em seguida, fazer movimentos circulares até que o pincel esteja 100% limpo. Feito isso, é só enxaguar, retirar o excesso de água e deixar o item secando naturalmente sob uma toalha limpa e em um ambiente arejado e com sombra.
Se você desejar uma limpeza ainda mais poderosa, existem no mercado alguns acessórios que auxiliam nessa missão, como é o caso das esponjinhas de silicone, que possuem filamentos responsáveis por limpar entre as cerdas, garantindo uma higienização mais completa.
Soluções higienizadoras conferem uma limpeza rápida
Uma forma rápida e prática para manter seus pincéis sempre limpos é fazendo a sua limpeza com uma Solução Higienizadora, que pode ser encontrada em farmácias, perfumarias e nas principais lojas de maquiagem.
A limpeza com esse tipo de produto consiste em borrifar a solução num pedaço de papel toalha ou diretamente nas cerdas e fazer movimentos circulares até que toda a sujeira saia na superfície do lenço. Feito isso, basta deixar o pincel secando naturalmente por alguns minutos.
É importante reforçar que a limpeza feita com a Solução Higienizadora não é tão eficaz quanto a higienização realizada com Shampoo Neutro. Essa opção é só para retirar o “grosso” da sujeira acumulada entre as cerdas, sendo necessária uma limpeza mais eficaz pelo menos uma vez ao mês, dependendo da frequência que você utiliza os pincéis.
Não se esqueça de também lavar as esponjinhas!
Além dos pincéis, outra forma de aplicar a maquiagem é utilizando Esponjas, que são indicadas principalmente para produtos destinados à pele do rosto (base, pó e corretivo). Por absorver e acumular muito mais produto do que os pincéis, a sua higienização se faz indispensável para evitar problemas futuros.
A higienização é feita com sabonete líquido ou em barra e, basicamente, resume-se em esfregar o sabão por toda a superfície da esponja e enxaguar na água corrente. Feito isso, é só deixar o acessório secando naturalmente em um local seco e fresco.
Além disso, também é possível lavar as esponjas afundando elas em um recipiente com água e Shampoo Neutro. Basta apertá-las até que todas as impurezas saiam e enxaguá-las ao final disso. E lembre-se: diferente dos pincéis, as esponjas possuem prazo de validade e seu descarte precisa ocorrer periodicamente.
Leia também: Guia básico dos pincéis de maquiagem
Agora é contigo, leitora! Gostou de conhecer os principais cuidados quando o assunto é pincel de maquiagem? Conta pra gente nos comentários quais dessas precauções você já tinha com os seus itens de make up!