Todo mundo sabe que a limpeza da pele é uma das etapas mais importantes das rotinas de skincare.
Além de retirar o excesso de impurezas e facilitar a absorção de cremes e séruns aplicados posteriormente, a etapa também é responsável por deixar a pele mais vitalícia e rejuvenescida.
Porém, nem sempre a limpeza dá conta de remover todas as sujeirinhas acumuladas na cútis. Em alguns casos, são necessários alguns cuidados complementares para potencializar essa remoção de impurezas.
Os peelings faciais foram desenvolvidos com a proposta de retirar as células mortas da pele e proporcionar a renovação celular dos tecidos.
Neste post, falamos um pouquinho mais sobre essa técnica tão popular entre os amantes de skincare e compartilhamos 3 receitas caseiras para fazer o peeling facial no conforto de casa. Confira!
O que é o Peeling e para que serve esse tratamento?
O peeling, do inglês “descascar”, nada mais é do que uma descamação controlada da pele capaz de estimular a renovação celular dos tecidos. Apesar de parecer uma técnica super invasiva, o peeling é extremamente seguro à saúde cutânea quando realizado da forma correta.
Basicamente, o método foi desenvolvido para potencializar o tratamento de manchas, rugas, linhas finas, marcas de expressão, cicatrizes ocasionadas pela acne e até mesmo para o controle de oleosidade excessiva. O peeling também é utilizado para suavizar os sinais de envelhecimento precoce e regenerar a elasticidade da pele.
A técnica pode ser realizada de forma química e física. Na química, a descamação ocorre através da aplicação de alguns ácidos capazes de remover as camadas superficiais da pele. Já na física, a descamação ocorre pela fricção de aparelhos e cremes abrasivos.
Quais são os seus benefícios à saúde da cútis?
Como citamos no tópico acima, os principais benefícios do peeling facial estão ligados à renovação celular. Independente do método escolhido, a técnica é responsável por remover as impurezas acumuladas na cútis, suavizar os sinais de envelhecimento e proporcionar um toque muito mais macio à pele do rosto.
Os resultados do peeling são bastante parecidos com aqueles promovidos pelas técnicas de esfoliação. Seus efeitos vão desde a diminuição da acne, passam pelo controle de oleosidade e chegam até o clareamento de manchas, deixando a pele mais uniforme e rejuvenescida.
Como fazer o Peeling Facial em casa?
Os peelings faciais são oferecidos pelo mercado da beleza em diferentes níveis, desde os mais leves, que atuam nas camadas superficiais da cútis, até os mais intensos, que atingem as camadas mais profundas da pele e devem ser realizados apenas com o auxílio de profissionais.
Os peelings mais leves podem ser realizados em casa, com ingredientes facilmente encontrados em sua cozinha. Esses peelings ajudam na regeneração da derme e não apresentam risco de lesão. Abaixo, compartilhamos 3 receitas de peeling caseiro para você experimentar. Confira:
Peeling caseiro de azeite com açúcar
A combinação desses dois ingredientes é capaz de promover uma renovação celular poderosa à camada superficial da pele. Enquanto os cristais de açúcar vão garantir a esfoliação, o azeite, por sua vez, será responsável por nutrir e proporcionar mais luminosidade à cútis.
Basta misturar uma colher de sopa de açúcar cristal com uma colher de sopa de azeite extra-virgem e aplicar a pasta em movimentos circulares antes de entrar no banho. Esse processo precisa ser feito à noite e não deve ser sucedido por uma limpeza com sabonete.
Peeling clareador de aveia com iogurte
O peeling de aveia com iogurte é ideal para quem deseja uniformizar a cor de manchas e áreas escurecidas. Enquanto o farelo da aveia vai remover as células mortas, o ácido lático encontrado no iogurte vai inibir a produção de melanina, auxiliando no clareamento de manchas.
Primeiramente, misture uma colher de sopa de aveia com uma colher de sopa de iogurte natural. Então, higienize o rosto com o seu sabonete de costume e, em seguida, aplique a pasta em movimentos circulares e faça uma massagem suave por cerca de três minutos. Feito isso, é só enxaguar o rosto e dar continuidade ao skincare.
Peeling antioxidante de pepino e leite de soja
O foco dessa receita de peeling facial é diminuir o inchaço do rosto! A junção dos dois ingredientes é capaz de prevenir a retenção de líquido e melhorar a circulação sanguínea da região.
Basta bater no liquidificador uma casca de pepino com 250ml de leite de soja e aplicar a pasta sob a pele limpa. Feito isso, é só aguardar o tempo de ação de 20 minutos, enxaguar a pele com água fria e dar continuidade às outras etapas do skincare.
Agora é com você, leitora! Conta para a gente nos comentários se o peeling facial já fazia parte das suas rotinas de skincare! Aproveite o tempo em casa para experimentar essas 3 receitas caseiras! Temos certeza que você vai amar! <3