Independente do quão bem você cuide dos seus cabelos, é inevitável impedir que eles acumulem danos ao longo do tempo.
Seja pelo uso frequente de substâncias químicas ou pela ação de radicais livres, os fios sempre estarão suscetíveis a algum desequilíbrio ao longo do seu desenvolvimento.
A diferença está na forma como você dribla esse cenário. Uma vez acumulados na estrutura dos fios, esses pequenos danos podem evoluir para quadros mais severos, como ressecamento, porosidade e enfraquecimento, deixando os cabelos em uma situação nenhum pouco favorável.
A Cauterização Capilar chega para reparar esses danos extremos, trazendo de volta a vitalidade dos danos altamente danificados. Neste post, falamos tudo o que você precisa saber sobre o tratamento e ensinamos como realizá-lo em casa.
Por isso, se você está notando seus cabelos mais frágeis do que o normal e acredita que eles precisam de um cuidado reforçado, abra seu bloco de notas e se liga no conteúdo que preparamos a seguir!
Sobre a Cauterização Capilar
A Cauterização Capilar é responsável por oferecer uma reconstrução profunda aos cabelos altamente danificados. A técnica tem a missão de reparar as áreas fragilizadas do fio e atenuar os quadros de porosidade capilar, fazendo com que os nutrientes permaneçam por muito mais tempo no interior das madeixas.
Justamente por conta dessa reconstrução reforçada, a técnica de Cauterização também é capaz de recuperar a queratina perdida pela fibra capilar, tornando os fios muito mais fortes, hidratados e resistentes às agressões externas encontradas em nosso cotidiano.
Inclusive, todo o tratamento conferido pela Cauterização é feito através da queratina. Diferente das máscaras de reconstrução, onde a substância é aplicada superficialmente sobre os fios, na Cauterização a proteína é “injetada” na fibra capilar, potencializando os resultados do tratamento.
Qual é o momento certo para fazer a Cauterização Capilar?
A Cauterização Capilar é indicada especialmente aos fios danificados. Conhecida popularmente como “tratamento salva-cabelos”, a técnica deve ser realizada tanto em cabelos quimicamente tratados, quanto naqueles que são virgens, mas estão sempre em contato com agentes externos e radicais livres.
O momento certo para fazer a Cauterização Capilar é quando você notar um desenvolvimento avançado dos quadros de porosidade, ressecamento, quebra ou queda.
Por repor a queratina perdida e regenerar os danos extremos, o tratamento é a alternativa perfeita para quem está procurando por uma revitalização capilar.
Assim como os tratamentos voltados à reconstrução, a Cauterização também deve ser realizada com frequência reduzida, uma vez que o seu excesso pode provocar um efeito rebote nos fios. Uma vez ao mês é o suficiente para recuperar as madeixas!
Como fazer a Cauterização caseira?
Apesar de ser um tratamento potente, a Cauterização Capilar pode ser feita no conforto de casa, em meio às rotinas de haircare. Tudo o que você vai precisar fazer é investir em produtos de qualidade e seguir fielmente o passo a passo originado para a técnica.
De modo geral, o tratamento deve ser composto por um Shampoo de Limpeza Profunda, um frasco de Queratina Líquida, uma Máscara de Reconstrução, um Leave-In, um secador e uma prancha.
A dica é sempre optar por produtos nutritivos, enriquecidos com vitaminas, aminoácidos e óleos vegetais que, além de reparar as áreas danificadas, também prezem pelo equilíbrio dos fios.
A técnica costuma ser dividida em cinco etapas principais, que devem ser realizadas na ordem mostrada a seguir: Limpeza, Reconstrução, Selagem, Hidratação e Finalização. Dê uma boa olhada no passo a passo detalhado abaixo e aproveite todos os benefícios da Cauterização Capilar. Confira:
1. Com os cabelos úmidos, aplique o Shampoo de Limpeza Profunda do comprimento às pontas para favorecer a abertura das cutículas.
2. Feita a lavagem, enxágue os cabelos e seque-os com o auxílio de um secador.
3. Divida o cabelo em quatro partes e aplique a Queratina Líquida, mecha por mecha, por toda a extensão dos fios.
4. Utilizando uma prancha aquecida, inicie o processo de selagem. Para que a fibra capilar absorva a queratina, as mechas devem ser pranchadas em uma temperatura de 200ºC.
5. Após a selagem, enxágue os cabelos mais uma vez dê início à hidratação capilar. Aqui, é utilizada uma Máscara de Reconstrução ou Hidratação do comprimento às pontas.
6. Aguarde o tempo de ação de 10 minutos e enxágue o cabelo novamente.
7. Por fim, aplique o Leave-In por toda a extensão dos fios e finalize como desejar!
Agora que você já sabe como fazer a Cauterização Capilar em casa, não existem mais desculpas para não experimentar o tratamento!
Acessando a página inicial do nosso Blog, você confere mais dicas relacionadas ao universo da beleza. Vem com a gente!