Escova Progressiva

Como evitar o cabelo emborrachado?

cabelo-emborrachado

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

Como evitar o cabelo emborrachado?

Se você está sentindo os seus cabelos mais porosos, frágeis e elásticos do que o normal, fique atento! Eles podem estar passando por um quadro de cabelo emborrachado.

Caracterizado pelo desequilíbrio na elasticidade do fio, o emborrachamento do cabelo é capaz de deixar a estrutura capilar mais propensa ao ressecamento e quebra, trazendo à tona a necessidade de alguns cuidados especiais para reparar esse cenário.

Neste post, mostramos as principais causas, listamos os cuidados para contornar o quadro e compartilhamos como evitar o emborrachamento do cabelo. Quer saber mais? Então abra o seu bloco de notas e fique atento ao conteúdo a seguir!

Afinal, o que é o emborrachamento do cabelo e como reconhecer esse problema?

O emborrachamento do cabelo é um problema caracterizado pelo aspecto elástico do fio, que estica mais do que o normal quando é puxado ou escovado.

Normalmente, um cabelo nessas condições acaba tendo mais tendência a desenvolver quadros de porosidade, ficando propenso à perda de nutrientes e, consequentemente, ao enfraquecimento capilar.

Para identificar se o cabelo está emborrachado ou não, basta separar uma mecha de cabelo, esticá-la entre os dedos e puxar os fios em direções opostas. Ao assumir uma textura emborrachada, o fio esticará como um elástico e não voltará à posição original quando você o soltar.

O que causa o emborrachamento dos cabelos?

O emborrachamento do cabelo é causado pela perda excessiva de massa capilar. Essa perda de massa pode ser favorecida por diversos fatores, mas o principal está ligado à incompatibilidade química.

Normalmente, o cabelo fica elástico quando uma química é aplicada em cima de outra química pré-existente. Suponha que uma pessoa submeta os fios a uma descoloração e, uma semana depois, faz um alisamento.

Ao ser aplicada nos fios, as substâncias químicas são capazes de roubar nutrientes importantes para o desenvolvimento dos cabelos. Se você submete os seus fios a duas químicas diferentes, em um curto período de tempo, ele não terá força o suficiente para aguentar o baque.

Porém, apesar de ser a causa mais comum, a incompatibilidade química não é a única causadora do emborrachamento. Esse problema também pode acontecer na primeira transformação capilar.

Se os cabelos estiverem fragilizados antes da primeira química e não forem submetidos a um teste de mecha, existem grandes chances do fio sofrer danos severos ao final do procedimento e desenvolver um quadro de emborrachamento capilar.

O volume dos cabelos diminui, os fios assumem um semblante fino e frágil e sua estrutura fica refém dos sinais de ressecamento – como frizz, opacidade e aspereza.

Como recuperar o cabelo do emborrachamento capilar?

Se o principal motivador do emborrachamento capilar são os procedimentos químicos, então a primeira coisa a ser feita para evitar o quadro é não aplicar substâncias químicas. Espere o cabelo se recuperar de alguma técnica realizada anteriormente.

A melhor forma de recuperar os cabelos e prepará-los para uma transformação capilar é organizar um cronograma capilar olhando as necessidades do fio. Tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução – esses são os cuidados básicos que todo o fio precisa.

Se, porventura, o cabelo já estiver elástico e emborrachado, então o foco da agenda de cuidados deve ser em cima dos tratamentos de reconstrução, que, por serem ricos em queratina, vão recuperar a massa perdida e deixar o fio mais resistente às agressões externas.

As hidratações e nutrições também são importantes para reequilibrar o manto hidrolipídico, repor os nutrientes e preservar os resultados obtidos nos demais tratamentos, deixando o fio forte, macio, sedoso e luminoso por longos períodos de tempo.

Além desses cuidados básicos, também vale a pena realizar a manutenção das pontas e manter o cabelo protegido contra as altas temperaturas, realizando enxágues com água fria e utilizando protetores térmicos antes de finalizar os fios com ferramentas de calor.

Confira mais dicas sobre cabelo!

Gostou do nosso post? Acessando a página inicial do nosso blog, é possível conferir mais conteúdos incríveis relacionados ao universo capilar. Esperamos pela sua visita!

Sair da versão mobile