Como deixar o couro cabeludo saudável e reduzir a queda capilar

couro-cabeludo-saudavel

Cabelos lindos, saudáveis e com brilho são o sonho de toda pessoa que se importa com a aparência e bem-estar do couro cabeludo. Tratar as madeixas e ter uma preocupação extra com elas é algo admirável e muito importante, pois mostra que você tem cuidado com o corpo que habita. 

O único ponto “negativo” desse foco nos fios é acabar colocando em esquecimento uma região extremamente importante e que faz toda a diferença na saúde da fibra capilar. Sim, estamos nos referindo ao couro cabeludo

Afinal, é a partir dele que os fios nascem e se desenvolvem. Se o couro estiver saudável, é muito provável que os fios tenham um bom crescimento e amadurecimento. Do contrário, o cabelo pode ter um desenvolvimento fraco e acabar caindo e/ou quebrando. 

Se, por um acaso, o seu couro cabeludo estiver passando por maus momentos, fique tranquila! Esse texto foi feito especialmente para você. Separamos algumas dicas de como deixar o couro cabeludo saudável e reduzir a queda capilar. Anote as próximas informações e tenha uma boa leitura!  

Intercale as lavagens e se atente quanto a temperatura da água

A gente sabe que um bom banho de água quente pode ser muito relaxante naqueles dias em que o estresse fala mais alto. Porém, altas temperaturas são inimigas naturais de um couro cabeludo saudável

Quando a água quente entra em contato com a superfície do couro, um estímulo é dado às glândulas sebáceas, que vão produzir mais oleosidade do que o normal. Fora isso, a água por si só já consegue retirar uma parte da oleosidade natural e, com isso, incentivar ainda mais a produção de óleo. 

Unindo esses dois fatores, é criada uma catástrofe, já que o óleo será produzido em dobro. O problema de um couro cabeludo oleoso está em seus poros, que correm o risco de obstruir e dificultar a distribuição de nutrientes para o fio. Um fio que não tem água e nutrientes necessários, acaba enfraquecendo e caindo. 

Portanto, o primeiro ponto e um dos mais importantes é lavar os cabelos sempre com água morna ou fria e intercalar as lavagens dia sim, dia não. 

Massageie o couro e deixe-o livre de resíduos

Potencialize o seu momento de relaxamento durante o banho e massageie com cuidado o seu couro cabeludo. A massagem é uma ótima maneira de estimular a circulação sanguínea dessa região e permitir que os fios cresçam mais saudáveis e fortes. Só tome cuidado com as unhas! Utilize a ponta dos dedos para evitar machucados e possíveis infecções. 

Uma dica é utilizar um Shampoo Neutro para higienizar o couro, já que esse tipo de cosmético é mais suave e permite uma limpeza eficaz. No momento do enxágue, certifique-se de que não sobraram resíduos de condicionador, máscara ou qualquer outro produto que tenha usado na região. 

Isso também pode causar o entupimento dos poros e interferir na nutrição dos cabelos. Fique atenta, mas aproveite esse momento acima de tudo! 

Evite químicas e tome cuidado com as ferramentas de calor

Químicas e ferramentas de calor apresentam um mesmo perigo ao couro cabeludo, as queimaduras

Enquanto os produtos químicos podem queimar o couro devido a acidez, causando descamação e ressecamento, as ferramentas de calor, por sua vez, também conseguem proporcionar queimaduras, mas por conta das altas temperaturas. 

Uma boa forma de lidar com esse problema é fazendo um teste de sensibilidade toda vez que for aplicar uma nova química e manter uma distância segura entre a ferramenta de calor utilizada e o couro cabeludo. Secadores devem ficar a 30 cm da superfície e modeladores e pranchas numa distância de 1,5 cm. 

Leia também: Veja como identificar e cuidar de cabelos queimados

Hidrate o seu couro cabeludo

Sim, você leu certo. Estamos falando para hidratar especificamente essa região. A hidratação couro cabeludo é essencial assim como hidratar os fios, o rosto e o resto do corpo.  

Existem cosméticos direcionados à pele do couro que são enriquecidos com ureia e lactato de amônio, ótimos exemplos de ingredientes emolientes, que vão driblar a descamação e ressecamento. 

E antes que surja a dúvida: não, as máscaras de hidratação para os fios não cumprem esse papel. Para o couro são necessários produtos específicos. Inclusive, máscaras e ampolas devem ser aplicadas apenas do comprimento às pontas do cabelo. 

Agora é contigo, leitora! Gostou das nossas dicas para manter o couro cabeludo saudável e reduzir a queda? Conta pra gente nos comentários como você cuida dessa região! 🙂

Coloque seu comentário aqui...