A coloração capilar com base no tom de pele é um dos principais estudos realizados pelas técnicas de colorimetria e visagismo.
Responsável por indicar a coloração mais harmoniosa para determinada pessoa, o estudo visa avaliar as características individuais de cada indivíduo para descobrir quais cores mais combinam com o seu visual como um todo.
Neste post, explicamos como o conceito de colorimetria pode ser aplicado aos fios e mostramos como a escolha da cor do cabelo pode ser influenciada pelas características da pele, considerando o subtom da sua estrutura. Confira!
Colorimetria e Visagismo x Cor de Cabelo
A escolha da cor do cabelo pode ser influenciada tanto pela personalidade e estilo de vida da pessoa, quanto pelas suas características naturais, como o tom e o subtom da pele, por exemplo.
Os conceitos de visagismo e colorimetria utilizam técnicas específicas para avaliar esses fatores naturais e determinar a cor mais adequada para cada pessoa.
Portanto, se você deseja mudar a cor dos seus cabelos com base no seu tom de pele, o mais indicado é procurar um profissional especializado em visagismo para que essas técnicas de avaliação sejam aplicadas em você.
Porém, se for possível resumir uma das regras mais importantes do visagismo, é interessante sempre repetir as suas informações naturais no momento de escolher uma nova cor para os cabelos.
Isso quer dizer que, se o subtom da sua pele for frio, por exemplo, é ideal que você opte por tons frios de cabelo para conquistar um look mais harmônico. E isso também vale para peles quentes e neutras.
O que é subtom da pele?
O subtom nada mais é do que o fundo de cor da sua pele. Enquanto o tom principal é dividido em claro, médio e escuro, o subtom é subcategorizado em quente, frio e neutro.
Enquanto as peles quentes têm um fundo de cor amarelado ou alaranjado, as peles frias têm um subtom rosado ou azulado. Já o subtom neutro simboliza um meio termo entre os anteriores, apresentando um mix interessante de pigmentos.
Qual é a cor de cabelo ideal para cada subtom de pele?
Agora que você já sabe o que é o subtom da pele e como identificá-lo, o próximo passo é entender quais cores de cabelo mais combinam com essas características naturais da pele. A seguir, mostramos qual é a cor ideal para você, considerando os conceitos de visagismo e colorimetria. Confira:
Peles frias
As peles frias se caracterizam por ter um subtom rosado ou azulado, com veias azuis visíveis sob a pele.
As cores que combinam com essas peles são aquelas com fundo frio, como loiros platinados, loiros acinzentados, preto grafite e castanhos claros ou escuros com reflexos acinzentados.
Essas cores ajudam a realçar a cor natural da pele e proporcionam um aspecto mais suave e iluminado ao visual como um todo.
Peles quentes
As peles quentes possuem um subtom amarelado ou alaranjado, com incidência de veias verdes visíveis sob a pele.
As cores que mais combinam com essas peles são aquelas com fundo quente, como tons de mel, dourados, acobreados, vermelhos e castanhos com reflexos dourados ou em tons de chocolate.
Todas essas cores promovem um contraste harmônico com a cor natural da pele, dando um aspecto mais vibrante e luminoso.
Peles neutras
Como citamos anteriormente, as peles neutras possuem um mix de pigmentos em sua estrutura, ou seja, não possuem uma tonalidade amarelada ou rosada que seja visível a olho nu. Além disso, suas veias podem ser tanto esverdeadas, quanto azuladas.
Justamente por conta dessa característica, as peles neutras combinam com uma cartela maior de cores de cabelo, ficando harmônicas tanto com tons mais quentes, como loiros dourados e castanhos avermelhados, quanto com cores mais frias, como loiros acinzentados e castanhos acinzentados.
Confira mais dicas de beleza em nosso Blog!
Gostou do nosso conteúdo? Acessando a página inicial do nosso Blog é possível conferir mais dicas relacionadas ao universo da beleza. Venha nos visitar!