Cabelos longos

Apesar dos cabelos curtinhos estarem tomando as frentes nas tendências de moda em 2020, os cabelos longos ainda fazem parte e são uma realidade na vida da maioria das brasileiras. Independente do tipo de fio e da coloração das madeixas, os fios mais compridos estarão sempre presentes por serem clássicos e atemporais

Para um cabelo longo se manter saudável e com boa aparência, é necessário seguir com alguns cuidados especiais. Aquele famoso burburinho de que madeixas compridas dão mais trabalho não é mito, mas garantimos que não é um bicho de sete cabeças. Tudo dependerá de alguns hábitos que devem ser incluídos na rotina e que farão toda a diferença na finalização dos fios. 

Deseja saber mais sobre esses cuidados especiais? Então continue a leitura e aproveite todas as nossas dicas de como cuidar de cabelos longos! 

Lave os cabelos cuidadosamente

Tenha cautela no momento de manusear e higienizar as madeixas! Isso vale para todos os tipos de fio, independente do comprimento. No momento da aplicação do shampoo, a limpeza do couro cabeludo deve ser feita de maneira suave, massageando a cabeça e os fios do comprimento até as pontas. 

É estritamente proibido friccionar as pontas ou esfregar a cabeça com muita força. Isso pode machucar o couro, quebrar os fios e trazer riscos ao seu crescimento natural. Além disso, uma limpeza mal feita dos fios pode ocasionar em ressecamento e pontas duplas. 

Uma dica bacana é finalizar a ducha com um jato de água fria, para que, assim, as cutículas se fechem e o brilho seja mantido em todo o perímetro dos fios! 

E vamos de hidratação

Mais uma vez a hidratação está inclusa quando falamos de cuidados capilares e agora ainda mais, já que estamos pautando os cabelos longos. 

Só quem tem madeixas longas sabem que o ressecamento é um dos principais obstáculos a serem vencidos. O problema acontece por conta da oleosidade natural do couro cabeludo, que não consegue percorrer todo o perímetro do fio. O resultado é um cabelo desequilibrado – já que a oleosidade fica toda na raiz – e com as pontas ressecadas. 

As máscaras ou ampolas de hidratação se tornam essenciais para devolver vitalidade, maciez e beleza ao cabelo longo. Basta aplicá-las uma vez na semana, a cada 15 dias ou na frequência estipulada pelo seu profissional capilar de confiança. Para melhores resultados, o indicado é aplicar o produto mecha por mecha para garantir que todo o comprimento receba o tratamento. 

Leia também: 5 produtos de hidratação para cabelos com progressiva

Penteie adequadamente

Pentear os fios de acordo com o seu tipo é super importante para evitar quedas e quebra. As meninas que tiverem madeixas lisas ou onduladas devem pentear os cabelos antes de entrar no banho pois, quando estão molhados, tornam-se sensíveis e elásticos. 

Já quem tem cabelo cacheado ou crespo pode e deve desembaraçar os fios no decorrer do banho. Assim,  o surgimento de nós é evitado e os cachinhos tornam-se mais macios e suaves. 

De vez em quando, apare as pontinhas

Devido aos problemas de ressecamento que cabelos longos podem ter, existe o dilema de cortar ou não as pontas, que, com o tempo vão ficando com aparência seca e espigada. Nesses casos, nada adianta não cortar o cabelo, já que ele continuará crescendo naturalmente. 

O indicado é aparar as pontas a cada 2 ou 3 meses para manter a altura, dar movimento e  uma aparência mais bonita e saudável ao cabelo como um todo. 

E você, que é dona de cabelos longos? O que faz para mantê-los saudáveis? Compartilhe conosco nos comentários! 🙂

Coloque seu comentário aqui...