Caracterizado por aqueles cabelinhos desalinhados e arrepiados, o frizz é um problema comum, que pode afetar qualquer tipo de fio – independente do seu grau de porosidade e curvatura.
A estrutura dos nossos cabelos é formada por mecanismos chamados cutículas. As cutículas que controlam a entrada e a saída de nutrientes da fibra capilar.
Quando as cutículas estão desalinhadas, elas acabam perdendo a capacidade de reter ou absorver esses nutrientes. Isso deixa os cabelos mais propensos ao ressecamento e mais dispostos a desenvolver frizz.
Neste post, listamos tudo o que pode causar o surgimento desses fios arrepiados e compartilhamos algumas dicas para controlar o frizz. Quer saber mais? Então acompanhe o texto que preparamos a seguir!
Atenção ao ressecamento capilar!
O frizz nada mais é do que um reflexo do ressecamento capilar. Esse problema costuma aparecer quando o cabelo está poroso e suas cutículas não conseguem absorver ou reter a hidratação necessária.
Nesses casos, o melhor a se fazer é apostar em máscaras de hidratação, que vão repor a umidade perdida, e, na sequência, investir em tratamentos de umectação, que vão equalizar a porosidade do fio e auxiliar na retenção de água e nutrientes.
Cuidado com os banhos de água quente!
Apesar de serem super relaxantes, os banhos de água quente podem acabar estimulando os quadros de ressecamento e evidenciando a aparência dos fiozinhos arrepiados.
A água quente do chuveiro é capaz de dilatar as cutículas da fibra capilar e fazer com que o seu mecanismo de absorção de nutrientes seja comprometido, facilitando o surgimento da porosidade capilar.
Portanto, para driblar o surgimento do frizz e deixar seus fios livres dos quadros de porosidade e ressecamento, o melhor a se fazer é optar por enxágues com água fria ou morna, que, além de auxiliarem no fechamento das cutículas, também oferecem mais brilho aos cabelos.
Desembarace os fios com delicadeza
Outra causa bastante comum para o surgimento do frizz é a escovação incorreta dos fios de cabelo. Especialmente quando essa escovação é feita com mais força do que o necessário.
Não é necessário pesar a mão na hora de desembaraçar os fios. Penteie os fios com delicadeza, desembaraçando primeiro as pontas, depois o comprimento e, por fim, a raiz.
O mesmo vale no momento de secar as madeixas. Ao invés de esfregar a toalha, pressione o tecido sobre os cabelos, retirando a umidade aos poucos. Caso opte pelo secador, tome uma distância de 20 cm dos cabelos e não abra mão do protetor térmico.
Evite locais úmidos e com muito vento
Por último, mas não menos importante, vale lembrar que alguns fatores externos como o vento e o aumento da umidade no ar também podem contribuir para o surgimento do frizz.
Nesse caso, o melhor a se fazer é evitar locais com essas características e sempre carregar na bolsa um leave-in que auxilia no alinhamento dos cabelos. A nossa dica é optar pelos leave-ins em óleo ou spray, que são fáceis de carregar e podem ser aplicados em qualquer momento do dia.
Confira mais dicas sobre cabelo!
Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre o universo capilar? Acessando a página inicial do nosso blog, você confere tudo o que preparamos sobre esse segmento. Esperamos pela sua visita!