Cabelos Cacheados

Que os fios cacheados são lindos e únicos a gente já sabe! Mas o que muita gente não tem ciência, é que para esses fios alcançarem toda essa saúde e beleza são necessários alguns cuidados especiais, que não necessariamente existem quando falamos de outros tipos de fio. 

Cachos são formados por uma variedade considerável de formatos, ou seja, de acordo com sua curvatura podem apresentar tipos diferentes. E é claro que, assim como os outros tipos de fio, os cachos precisam de cuidados que atendam suas necessidades. 

Se você ainda tem dúvidas quanto aos cuidados básicos e necessários pedidos pelos cachos, então fique atenta ao que vem a seguir! Separamos neste post todas as dicas para uma rotina de cuidados de respeito! Confira!

Uma boa hidratação já é meio caminho andado!

Independente do tipo de cabelo, o tratamento de hidratação sempre vai ser mais do que bem-vindo. Se tratando de cachos, em especial, a hidratação se torna imprescindível justamente por conta da curvatura que o fio apresenta, como citamos mais acima. 

Por ser bastante curvado, a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue percorrer todo o perímetro do fio, tornando esse tipo de cabelo naturalmente mais ressecado do que os demais. 

Portanto, além de reequilibrar os níveis de hidratação que antes estavam irregulares, o tratamento também garante um fio mais macio, luminoso, definido e apto para ser modelado. 

Quem decide a frequência do tratamento é você com o auxílio de um profissional de confiança. Tem quem realize dia sim, dia não, uma vez por semana ou a cada quinze dias. Tudo dependerá do estado atual do seu cabelo e quais necessidades ele apresenta! 

Siga um cronograma capilar!

Essa dica é válida para todo tipo de fio, independente da sua porosidade e grau de curvatura: montar um cronograma capilar exclusivo para o seu cabelo é a garantia de uma fibra capilar muito mais saudável e equilibrada. 

Dividido em tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução, o cronograma capilar é uma agenda de cuidados responsável por atender às necessidades do seu próprio fio de cabelo, ou seja, é uma rotina de cuidados montada especialmente para você. 

Aqui, a dica é fazer um diagnóstico das suas madeixas com o auxílio de um profissional e, a partir disso, organizar uma agenda de tratamentos que atenda às carências apresentadas nesta avaliação. 

Opte por produtos específicos para cabelos cacheados!

Dar preferência aos produtos específicos para cabelos cacheados é outra dica que vai levar a sua rotina de cuidados para outro patamar. Afinal, nada mais justo do que apostar em cosméticos desenvolvidos especialmente para o seu tipo de fio, não é mesmo? 

Enriquecido com propriedades emolientes e reparadoras, de modo geral, os produtos para cabelos cacheados vêm com a premissa de regenerar os danos acumulados com o tempo, reequilibrar o manto hidrolipídico e suavizar os sinais de ressecamento, que tendem a ser mais comuns nos fios cacheados. 

Conheça a linha Twist Curls!

Desenvolvida com Extrato de Bambu, Queratina Vegetal e Óleos de Patauá, Rícino e Oliva, a linha Twist Curls, da Prohall Cosmetic oferece tudo o que o fio cacheado precisa para se manter saudável. 

Composta por Shampoo, Máscara de Tratamento, Leave-In e Spray Ativador de Cachos, a linha é responsável por preparar, higienizar, tratar e definir a estrutura dos fios Tipo 3 e 4, conferindo aquele aspecto macio e sedoso, digno de um cacho equilibrado. 

Faça umectações semanalmente!

O ato de umectar os fios cacheados e crespos é muito benéfico, principalmente porque a curvatura acentuada desse tipo de fio dificulta a chegada da oleosidade até as pontas, que naturalmente já são ressecadas. 

A umectação é um tratamento capilar realizado à base de óleo vegetal, cujo objetivo é nutrir os fios e prolongar os resultados alcançados com os métodos de hidratação, preservando o manto hidrolipídico que foi danificado por fatores externos.

O método pode ser feito apenas com óleo, sem a necessidade de acrescentar algum creme. Ao atuar sozinho, o ingrediente consegue combater o ressecamento de maneira mais eficaz, diminuindo o aparecimento de frizz e deixando as madeixas menos propensas à quebra/queda. 

Veja a seguir como realizar a umectação de forma assertiva:

1. Com o cabelo seco, separe-o em mechas e aplique o óleo da raiz às pontas.

2. Massageie o couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea e permitir que os fios cresçam de maneira saudável.

3. Deixe o óleo agir de 30 minutos a 2 horas no cabelo. Esse é o tempo ideal para o couro cabeludo absorver todos os nutrientes contidos no óleo de sua escolha.

4. Após o tempo de ação, vá para o chuveiro e lave os cabelos com o shampoo específico para os seus fios. É importante que o óleo seja retirado para evitar que os cabelos fiquem pesados e/ou produzam uma oleosidade desnecessária.

5. Finalize o cabelo retirando a umidade excessiva e aplique um leave-in ou finalizador para dar o toque final em suas madeixas.

Insira a técnica Co-Wash no seu home care capilar!

Sabia que não é indicado lavar os cachos todos os dias? O sulfato, presente na maioria dos shampoos, é capaz de abrir a cutícula do fio e evidenciar o ressecamento dos cabelos, uma vez que a fibra capilar se tornará mais suscetível à perda de umidade. 

Pensando em evitar o surgimento desse problema e, ao mesmo tempo, atender à demanda de cacheadas que fazem questão de higienizar os fios diariamente, foi criado a técnica de Co-Wash, que nada mais é do que lavar os cabelos somente com o condicionador. 

Além de remover o excesso de impurezas acumuladas no couro cabeludo e preservar o condicionamento que pode ser comprometido com o uso do shampoo, a técnica de Co-Wash também é responsável por auxiliar no fechamento das cutículas abertas e potencializar o aspecto sedoso dos fios, conferindo aquela maciez e brilho incomparáveis. 

O Bê a Bá das cacheadas!

Para finalizar esse post, separamos os cuidados básicos que uma cacheada deve ter com suas madeixas. Esses cuidados são simples, porém fazem toda a diferença para manter a beleza e saúde dos cachos em dia! Vamos lá? 

  • Invista num aparelho difusor! O diferencial desse secador está em sua tecnologia de controle de ar quente, que ajuda muito na secagem e modelagem dos cachos. O ar, por não ficar tão direcionado no couro cabeludo, refina a finalização e protege de altas temperaturas. Vale a pena investir!
  • Não esqueça do protetor térmico e do creme finalizador de cachos! Enquanto um protegerá seus fios das ferramentas de calor e dos raios UV, o outro cuidará da parte estética, deixando os fios ainda mais macios e com movimento.
  • Abuse do seu volume com o auxílio de um pente-garfo! O acessório consegue abrir a raiz e deixar os cachos livres, leves e soltos! 

Gostou das nossas dicas, leitora? Compartilhe aqui embaixo os cuidados que você tem com seus cachos! <3

Coloque seu comentário aqui...