Vocês sabiam que, além de seco e oleoso, o cabelo também pode assumir uma condição mista? O cabelo misto é um tipo de fio que possui um mix de características em sua estrutura. Normalmente, eles apresentam a raiz oleosa e as pontas um pouco mais secas, somando diferentes necessidades em um só fio.
No primeiro momento, atender a essas múltiplas carências pode parecer uma tarefa desafiadora. Afinal, os métodos para tratar os cabelos secos e os fios oleosos são totalmente opostos. Porém, existem alguns cuidados rotineiros super simples que conseguem contemplar essas duas necessidades sem exigir grandes esforços.
Nesse post, separamos quais são esses cuidados e compartilhamos algumas dicas para equilibrar a raiz oleosa e tratar as pontas secas. Por isso, se o seu cabelo é misto e você quer aprender quais são os melhores tratamentos para recuperar a sua vitalidade, dê uma olhada no conteúdo a seguir!
Lave os cabelos em dias alternados!
Uma das melhores maneiras de equilibrar o cabelo misto é adotando uma frequência de lavagem em dias alternados.
Além de estabilizar a produção de sebo realizada pelas glândulas sebáceas, lavar os fios dia sim, dia não também é uma ótima alternativa para evitar o ressecamento dos fios, uma vez que o uso constante do shampoo pode favorecer esse quadro. Intercalando os dias, o fio não fica nem oleoso, nem ressecado.
Experimente a dupla lavagem!
Lavar os fios duas vezes seguidas é uma técnica bastante indicada para quem tem a raiz oleosa. O cuidado é capaz de remover o excesso de gordura do couro cabeludo e promover uma limpeza mais completa à região.
Para isso, invista em um shampoo específico para as necessidades do seu cabelo e faça uma massagem suave no momento de aplicar o produto na raiz. Acredite, esse cuidado faz toda a diferença!
Enxágue os fios corretamente!
Após a aplicação do Condicionador e/ou da Máscara de Tratamento, certifique-se de enxaguar muito bem os seus cabelos. O acúmulo de resíduos no couro cabeludo é considerado um dos principais motivadores da oleosidade excessiva, por isso, capriche no enxágue dos seus fios.
Além disso, vale lembrar que esse tipo de produto deve ser aplicado somente no comprimento e nas pontas. Nunca na raiz, ok?
Hidrate as pontas com algum Óleo Vegetal!
Os Óleos Vegetais são os maiores aliados para os que sofrem com os quadros de ressecamento capilar. Quando aplicado nas pontas, o ingrediente é capaz de nutrir profundamente a região e reverter os sinais de aspereza, opacidade e porosidade, conferindo um semblante mais saudável aos fios.
Basta pingar algumas gotas do óleo de sua preferência na palma das mãos e aplicar diretamente nas pontas. Experimente!
Leia também: Saiba como utilizar óleo de rícino nos cabelos
Fuja das altas temperaturas!
Por último, mas não menos importante, se tiver cabelo misto, fique longe das altas temperaturas. Seja por meio de um banho quente ou pela utilização de ferramentas de calor, as temperaturas muito elevadas podem favorecer a abertura das cutículas e propiciar o ressecamento dos fios.
O ideal é lavar os cabelos com água fria ou morna e sempre aplicar um protetor térmico antes de utilizar secadores, pranchas e modeladores.
Leia também: Rotina de cuidados para cabelos oleosos
E aí? Curtiu as nossas dicas para cuidar dos cabelos mistos? Deixe aqui nos comentários quais são os cuidados dessa lista que já faziam parte das suas rotinas de haircare! Estamos curiosos para saber!