Independente se o seu fio for categorizado como 4A, 4B ou 4C, o importante é cuidar dos cabelos corretamente! Assim como os outros tipos de fio, o cabelo crespo (Tipo 4) também precisa de alguns cuidados específicos para se manter forte e saudável.
Devido ao seu grau de porosidade e curvatura elevados, a oleosidade presente no couro cabeludo não consegue percorrer todo o comprimento do fio, fazendo com que esses cabelos sejam naturalmente fragilizados e tenham mais chances de sofrer com os quadros de ressecamento.
Pensando em formas de garantir a assertividade em seu tratamento, separamos nesse post 5 dicas essenciais para o cabelo crespo.
Portanto, se esse tipo de fio te representa e você deseja adquirir mais informações sobre os cuidados que ele pede, abra seu bloquinho de notas e aproveite a leitura!
Utilize o Shampoo somente na raiz!
Considerando que os cabelos crespos são naturalmente ressecados, a utilização de um Shampoo em seu comprimento e pontas pode favorecer esses sinais de ressecamento, uma vez que o produto é enriquecido com ativos adstringentes capazes de remover a oleosidade natural do fio.
Uma dica para reduzir esses possíveis danos, é utilizar o Shampoo apenas na raiz. Assim, é possível garantir a higienização do couro cabeludo sem se preocupar com o ressecamento excessivo.
Dê uma chance ao Co-Wash!
E por falar em redução de danos no momento da lavagem, outra dica de ouro para os cabelos crespos é apostar no Co-Wash! A técnica dispensa o uso do Shampoo e consiste em higienizar os fios utilizando apenas o Condicionador.
Graças a sua fórmula leve e emoliente, o produto é capaz de remover as impurezas do couro cabeludo ao mesmo passo em que reequilibra a maleabilidade e auxilia na hidratação do fio. Acredite: é uma mão na roda aos fios que são naturalmente ressecados.
Invista em Hidratações e Umectações!
Os tratamentos hidratantes e umectantes podem ser encarados como os maiores aliados dos fios de cabelo Tipo 4.
Enquanto a hidratação é responsável por recuperar os nutrientes perdidos e potencializar o toque macio dos cabelos, a umectação, por sua vez, fica encarregada de reter esses nutrientes dentro da fibra capilar e, dessa forma, reduzir os principais sinais de ressecamento que afetam os fios – como o frizz, a aspereza, a porosidade e as famosas pontas duplas.
Adicione finalizadores em sua rotina de haircare!
Outro super aliado dos cabelos crespos são os produtos de finalização. Seja um Leave-In, um Ativador de Cachos, um Creme de Pentear ou um Reparador de Pontas, os produtos destinados a essa finalidade conseguem evidenciar a vitalidade dos cabelos Tipo 4.
Suas fórmulas hidratantes e emolientes são capazes de prolongar o aspecto sedoso e proteger a estrutura capilar contra radicais livres e agentes externos. Sem contar, é claro, na definição proporcionada por esse tipo de produto.
Dispense o uso de toalhas na hora de secar os cabelos!
Por último, mas não menos importante, dispense o uso da toalha após sair do banho. Independente do tipo de cabelo, o tecido das toalhas tradicionais tem o potencial de favorecer o frizz ao entrar em atrito com as madeixas.
E isso não muda quando estamos falando sobre cabelo crespo! O ideal é trocar a sua toalha por um tecido de algodão ou até mesmo utilizar aquela camiseta velha que você não usa mais para secar os cabelos. Experimente essa técnica!
Gostou dessas 5 dicas para cabelo crespo, leitora? Conta para a gente nos comentários se algum desses cuidados já fazem parte da sua rotina de haircare! Estamos curiosos para saber!