Se tem um ingrediente que está sempre em destaque nas rotinas de beleza, esse ingrediente é a babosa. Compartilhada de geração em geração, a planta de origem africana ocupa um papel de protagonismo nas receitas caseiras destinadas ao tratamento dos cabelos.
Suas propriedades ultra hidratantes e reparadoras são capazes de atuar nas principais irregularidades que tendem a afetar a estrutura do fio ao longo do tempo, fazendo com que a planta seja uma poderosa aliada no tratamento de todos os tipos de fio – desde os lisos até os crespos.
Neste artigo, falamos um pouquinho mais sobre a utilização da babosa no cabelo, abordando desde os seus conceitos gerais até as vantagens de inserir a planta na rotina de cuidados. Quer saber mais? Então abra o seu bloquinho de notas e se liga no conteúdo que preparamos a seguir!
Afinal, para que serve a babosa no tratamento dos cabelos?
“Babosa” é o nome popular dado à Aloe Vera, uma planta originária do norte da África bastante conhecida na área da cosmetologia por suas propriedades hidratantes, calmantes, anestésicas e anti-inflamatórias.
Devido à sua altíssima carga nutritiva, a babosa é uma forte aliada no tratamento da pele e dos cabelos. Dentre os nutrientes encontrados em seu interior, podemos citar o cálcio, o magnésio, o ferro, o selênio, o zinco e as vitaminas B1, B2, B6, B12, A, E e C.
Isso sem falar dos ácidos graxos, fibras solúveis e uma série de compostos ativos que também compõem a sua estrutura.
Nos cabelos, a babosa se destaca pelo seu poder de hidratação e reparação. O uso da planta é capaz de auxiliar no tratamento dos fios danificados, ressecados e fragilizados, proporcionando aquele aspecto saudável e reequilibrado à estrutura capilar.
Quais são os principais benefícios da babosa?
Como citamos no tópico acima, a babosa é referência no mercado da beleza quando o assunto é reparação capilar. Ao ser utilizada nos cabelos, a planta tem o poder de fortalecer os fios, intensificar a hidratação e proporcionar um aspecto radiante às madeixas.
Suas propriedades emolientes são responsáveis pela restauração hídrica da fibra capilar, que é responsável por recuperar a umidade perdida ao longo do tempo e auxiliar na suavização dos sinais de ressecamento, como frizz, opacidade e pontas duplas.
Outro benefício que merece ser apontado é aquele ligado à renovação celular. Por conter enzimas que auxiliam na remoção de células mortas, a babosa é capaz de proporcionar um detox do couro cabeludo, deixando-o livre de resíduos e mais preparado para absorver os demais tratamentos do cronograma capilar.
Ademais, a babosa também auxilia na produção de fibras colágenas e, através de uma camada de proteção, defende os fios contra as agressões causadas por agentes externos, tornando a estrutura do fio muito mais forte e livre dos sinais de quebra e queda.
Como usar a babosa no cronograma capilar?
A babosa proporciona uma série de benefícios à saúde dos cabelos, mas é o seu poder de hidratação que torna a planta tão famosa entre os beauty lovers.
Quando misturado em um pouco de máscara de hidratação, o gel encontrado no interior da planta é capaz de intensificar os resultados proporcionados pelo tratamento, conferindo aos fios aquela maciez e brilho incomparáveis.
É nesse gel onde estão todos os nutrientes citados nos tópicos acima. Para retirá-lo, basta cortar as laterais da planta com o auxílio de uma faca ou de uma tesoura e extrair a substância de textura gelatinosa encontrada dentro dela, despejando-a em um recipiente limpo e seco.
Durante esse processo, tenha cuidado! A babosa é uma planta de espessura mais grossa e repleta de espinhos, portanto, o seu manuseio deve ser feito com paciência e cautela.
Abaixo, mostramos como a babosa pode ser inserida na rotina de cuidados com o cabelo. Dá uma olhada:
1. Despeje o gel da babosa em um recipiente limpo;
2. Adicione duas colheres de sopa de um óleo vegetal de sua preferência – aqui, o óleo de coco ou de amêndoas são os mais usados.
3. Misture os dois ingredientes com a quantidade de máscara de hidratação que você já está acostumada;
4. Aplique nos cabelos limpos e úmidos e deixe agir por 30 minutos;
5. Enxágue abundantemente e retire o excesso do produto com o auxílio de um shampoo.
Saiba tudo sobre cabelo!
Gostou de conhecer um pouquinho mais sobre a ação da babosa no cabelo? Acessando a página inicial do nosso blog, você confere as demais dicas e conteúdos que preparamos para você sobre o universo capilar. Não perca!