argila-para-o-rosto

Bastante popular nos rituais de skincare, a argila para o rosto se destaca por seu efeito purificante e oferece múltiplos benefícios à estrutura da pele.

Divididas por tipo/cor, as argilas conseguem atuar de diferentes formas no tratamento da pele, garantindo desde o controle de oleosidade e a remoção de impurezas até a renovação e rejuvenescimento da pele.

A seguir, contamos tudo o que você precisa saber sobre essa aliada do skincare e compartilhamos as principais informações sobre os tipos de argila encontrados no mercado. Confira!

Afinal, o que é e para que serve a argila para o rosto?

A argila é um mineral derivado do processo de sedimentação das rochas, que se tornou bastante popular no universo da beleza devido à sua alta concentração de nutrientes.

No primeiro momento, a argila apresenta-se na forma de pó. Porém, a sua textura tende a mudar quando a substância é colocada em contato com a água, assumindo a consistência de uma pasta cremosa.

Dentre os minerais que compõem a argila, é possível citar o cálcio, o potássio, o magnésio, o sódio e oligoelementos como silício, boro, alumínio, cobre, ferro, titânio, selênio, zinco e magnésio.

No mercado da beleza, a argila é disponibilizada em uma ampla gama de cores, podendo atuar de diversas formas no tratamento da pele. Dependendo da cor, a substância pode atuar no controle da oleosidade, na remoção de toxinas, na hidratação da pele e até na renovação celular.

Conheça os tipos de argila facial!

Como citamos anteriormente, no mercado da beleza, os tipos de argilas são divididas por cor. Cada uma possui propriedades diferentes, portanto, antes de investir no produto, confira quais são os benefícios que ele vai oferecer para a pele.

Abaixo, listamos os principais tipos de argila encontrados no mercado e contamos quais são os resultados oferecidos por cada um deles. Confira:

Argila Verde

A argila verde é indicada para peles oleosas e acneicas e se destaca pelo seu efeito secativo, adstringente e bactericida. Rica em cálcio, óxido de ferro, potássio, magnésio e zinco, a argila verde reequilibra a oleosidade, acalma a pele e protege a cútis contra agressores externos.

Argila Branca

Conhecida por sua ação revitalizante, a argila branca é bastante indicada para as peles sensíveis, ressecadas e inflamadas, uma vez que cicatriza as micro agressões e suaviza a aparência de manchas, proporcionando um aspecto muito mais saudável à sua estrutura.

Argila Vermelha

Rica em minerais anti-inflamatórios, a argila vermelha é responsável por suavizar a textura da pele e melhorar a elasticidade cutânea, sendo ideal para o tratamento das peles maduras e sensibilizadas.

Argila Rosa

A argila rosa une os benefícios da argila branca e da argila vermelha e entrega ao tecido cutâneo um tratamento revitalizante. Dentre os benefícios promovidos por ela, é possível citar a suavização das áreas sensibilizadas e a cicatrização das micro agressões acumuladas com o tempo.

Argila Preta

Também conhecida como lama vulcânica, a argila preta se destaca por sua ação desintoxicante e anti-inflamatória. Ao ser aplicada sob a pele, a argila preta purifica o tecido cutâneo, regenera as áreas danificadas e evita a evolução de cravos e espinhas.

Argila Cinza

Conhecida por atuar como um esfoliante natural, a argila cinza estimula a renovação celular da pele ao mesmo passo em que trabalha no controle da oleosidade, sendo bastante indicada no tratamento das peles oleosas e acneicas.

Como usar a argila facial corretamente?

Como citamos anteriormente, a argila tende a assumir a consistência de uma pasta cremosa quando misturada com água. Portanto, para aplicá-la no rosto de forma homogênea, basta adicionar um pouquinho de água na quantidade de argila utilizada.

De modo geral, a recomendação é adicionar duas colheres de sopa de argila em um recipiente limpo e acrescentar água mineral ou filtrada até que a substância assuma a textura de uma pasta rica e homogênea.

A aplicação pode ser feita com os dedos ou com um pincel com cerdas achatadas – como o pincel língua de gato, por exemplo, que é usado nos rituais de maquiagem para espalhar a base no rosto.

Uma vez aplicado o produto, basta aguardar 15 minutos e retirar a substância com disco de algodão embebido em água fria.

A máscara de argila pode ser utilizada de uma a duas vezes por semana, com a pele limpa, e deve aparecer antes da aplicação dos demais produtos de tratamento.

Confira mais dicas sobre beleza!

Gostou de conhecer um pouquinho mais sobre a argila facial? Acessando a página inicial do nosso blog, é possível conferir mais conteúdos sobre beleza e bem-estar. Venha nos visitar!

Coloque seu comentário aqui...