Argila branca: entenda para que serve e como usar na sua rotina

argila-branca

As máscaras de argila caíram no gosto do público e são amplamente disponibilizadas pelo mercado da beleza, servindo como uma alternativa para potencializar os rituais de tratamento que abraçam a pele do rosto e os cabelos.

Dentre as diversas opções de argila encontradas no mercado, uma das que mais se destaca é a argila branca. Rica em minérios, a substância é capaz de atuar na renovação celular dos tecidos e conferir um aspecto muito mais saudável à pele e aos cabelos.

Neste post, contamos tudo o que você precisa saber sobre essa argila e como usar o produto na sua rotina de autocuidado. Quer saber mais? Então se liga no conteúdo a seguir!

O que é a argila branca?

A argila branca é uma substância em pó de origem natural, que se forma a partir do processo de decomposição de rochas sílico-alumínicas, decorrente de fatores químicos, físicos e biológicos do ambiente – como chuvas, vento, vegetação e afins.

Justamente por conta do seu processo de formação e decomposição, a argila branca é um material rico em minérios, contendo em seu interior uma alta carga de alumínio, sílica, caulinita, manganês, magnésio, ferro, boro, potássio e cálcio.

Essa rica variedade de minérios é o que chama atenção do mercado da beleza, que tem um longo histórico de usar a argila branca no tratamento da pele dos cabelos.

Quais são os benefícios dela?

Na indústria dos cosméticos, a argila branca se diferencia por sua suavidade, uma vez que tem o pH próximo ao da pele. Isso a faz ser uma ótima aliada para todos os tipos de cútis – especialmente as sensíveis.

A alta carga de sais minerais faz com que a argila ofereça ótimos resultados ligados ao processo de renovação celular da pele.

Além da oxigenação do tecido cutâneo, esse processo também colabora na hidratação e na retenção lipídica, que é capaz de regular a produção da oleosidade natural produzida pela cútis.

Outro ponto alto da argila branca está em sua ação antioxidante. Esta previne o estresse oxidativo responsável pelo envelhecimento precoce, diminuindo a aparência de manchas, flacidez e poros.

Também vale dizer que a argila branca tem ação cicatrizante, adstringente e anti-inflamatória. Portanto, ela também consegue atuar na regeneração de cicatrizes, na remoção de células mortas e na suavização de alergias e dermatites.

A argila branca serve para os cabelos?

A argila branca oferece benefícios não só para a pele, mas também para os cabelos. Devido à sua ação suave, a substância não possui contraindicações, podendo ser usada em qualquer tipo de cabelo.

Seu uso é atribuído principalmente para os cabelos danificados, porosos e quimicamente tratados, uma vez que é capaz de regular o ph do couro cabeludo, hidratar, nutrir, dar brilho e controlar a oleosidade.

Como usar argila branca na pele?

Na pele do rosto, a argila branca deve ser usada como máscara facial e pode aparecer de uma a duas vezes por semana na rotina de skincare. A substância deve ser usada com a pele limpa e precisa ser aplicada antes da utilização dos hidratantes e demais cosméticos de tratamento.

Para usá-la, basta adicionar duas colheres de sopa do produto em um recipiente limpo, acrescentar água mineral ou filtrada e misturar tudo até que a argila conquiste uma consistência pastosa e homogênea.

Para realizar uma aplicação uniforme, a dica é espalhar a máscara de argila branca com um pincel achatado. Feita a uniformização do produto, é só esperar a argila agir por 15 minutos e removê-la com uma gaze embebida em água fria.

Como usar a argila branca nos cabelos?

A argila branca também pode ser utilizada como máscara capilar, podendo ser aplicada nos cabelos úmidos durante o banho. Basta distribuir o produto através de uma massagem suave no couro cabeludo e aguardar o tempo de ação de 20 minutos.

No momento de remover a máscara, não esfregue a raiz dos fios. Esse movimento pode causar atrito e danificar os cabelos. No momento do enxágue, apenas deixe o produto escorrer pelos fios e retire o seu excesso delicadamente com a ponta dos dedos.

Vale pontuar que o uso excessivo de argila no cabelo pode causar o ressecamento da estrutura capilar, portanto, a indicação é que a substância seja usada a cada quinze dias.

Confira mais dicas de beleza!

Gostou de conhecer um pouquinho mais sobre a argila branca? Acessando a página inicial do nosso Blog, você confere mais conteúdos relacionados ao universo da beleza. Venha nos visitar!

Coloque seu comentário aqui...