Apesar de ser constantemente associada aos rituais de skincare, a argila também pode ser utilizada no tratamento dos cabelos como uma forma de complementar e potencializar o cronograma capilar.
Ao ser aplicada periodicamente nos cabelos, a argila é capaz de remover as sujidades acumuladas no couro cabeludo, promover a renovação celular da região e até mesmo atuar na hidratação dos fios, conferindo mais vitalidade às madeixas.
Neste post, contamos como usar argila nos cabelos e quais são os benefícios desse tratamento. Por isso, se você está buscando alternativas para dar um boost nos seus rituais de haircare, confira a seguir!
Benefícios da argila para os cabelos
Além de ser uma poderosa aliada no tratamento da pele, a argila também é capaz de atuar com maestria nos cuidados voltados à saúde do cabelo.
Rica em nutrientes como ferro, cálcio, potássio, magnésio, zinco e vários outros minerais, a argila consegue oferecer benefícios que vão desde a renovação celular até a neutralização dos sinais de envelhecimento precoce.
Uma vez aplicada sobre os fios, a argila tem o potencial de reparar os danos causados por químicas e agentes externos e repor os nutrientes perdidos ao longo do tempo, proporcionando um crescimento muito mais saudável aos cabelos.
Isso sem falar na sua ação antisséptica e antioxidante, que visa remover as impurezas e sujidades acumuladas entre os fios e controlar o excesso de oleosidade produzida pelo couro cabeludo, deixando os cabelos muito mais leves, com movimento e livres de resíduos.
Qual argila é melhor para o meu cabelo?
Além de oferecer os benefícios citados acima, cada tipo de argila é capaz de entregar benefícios adicionais à saúde capilar. O que vai definir a sua real atuação são as propriedades encontradas em cada coloração de argila.
A fim de te ajudar a descobrir a melhor argila para o seu cabelo, separamos abaixo as principais características de cada tonalidade de argila, mostrando como elas atuam em cima das necessidades do fio de cabelo. Veja:
Argila verde
Ideal para o tratamento de cabelos oleosos, a argila verde tem ação adstringente e trabalha no reequilíbrio das glândulas sebáceas, regulando o excesso de sebo do couro cabeludo. Ademais, suas propriedades são capazes de desintoxicar a pele da região, portanto, ela é uma ótima alternativa para o controle da caspa.
Argila branca
A argila branca controla a oleosidade do couro cabeludo ao mesmo passo em que alinha as cutículas e preserva a hidratação do fio. Conhecida por sua ação suave, a argila branca é um dos poucos modelos de argila que podem ser aplicados diretamente nos cabelos, oferecendo um tratamento que abraça todo o perímetro capilar.
Argila vermelha
Rica em ferro, a argila vermelha atua na reposição nutritiva e garante mais força aos cabelos danificados e enfraquecidos. Sua ação também visa remover as impurezas do couro cabeludo e potencializar a hidratação dos fios, deixando-os mais macios e luminosos.
Argila cinza
Conhecida por sua ação estimulante e anti-inflamatória, a argila cinza é ideal para o tratamento dos cabelos propensos à queda, uma vez que estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo e favorece o transporte de nutrientes até o bulbo capilar, promovendo um crescimento mais saudável.
Como aplicar argila no cabelo?
Com exceção da argila branca, que também pode ser distribuída sobre os fios, as argilas em geral devem ser aplicadas diretamente no couro cabeludo, de forma que o produto fique concentrado na raiz – que é onde as propriedades da argila vão atuar.
A aplicação deve ser feita no cabelo limpo e úmido, distribuindo o produto como se estivesse pintando o cabelo. Uma dica que pode facilitar a aplicação é abrir as mechas com um pente e passar a argila no couro cabeludo com o auxílio de um pincel.
Feita a aplicação, é recomendado deixar o produto agir por cerca de 20 minutos e, na sequência, enxaguar com água morna, evitando friccionar os fios. Após o enxágue, o tratamento pode ser finalizado com um condicionador ou leave-in.
A argila pode ser utilizada pura (misturada com 4 colheres de água filtrada) ou combinada com algum outro produto de tratamento – como shampoos, leave-ins e máscaras de hidratação.
A aplicação pode ser feita quinzenalmente ou a cada três semanas, dependendo das necessidades e do status do couro cabeludo.
Confira mais dicas sobre beleza!
Acessando a página inicial do nosso blog é possível conferir mais dicas relacionadas ao universo da beleza. Não perca!