como-cuidar-cabelos-grisalhos

Conforme envelhecemos, os cabelos vão perdendo a proteína responsável pela pigmentação dos fios (melanina) e, consequentemente, tendem a assumir uma aparência grisalha, dando surgimento aos famosos fios brancos.

Porém, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os cabelos grisalhos não são apenas uma questão estética, mas sim uma questão de saúde, já que, ao perder melanina, os fios ficam mais fracos e pedem por cuidados específicos.

Neste post, contamos quais são esses cuidados e mostramos como manter os cabelos grisalhos saudáveis ao longo do tempo. Confira!

A hidratação é essencial aos cabelos grisalhos!

À medida que o tempo vai passando, os cabelos tendem a perder melanina, que é a proteína responsável por dar cor aos cabelos.

A grande questão por trás disso é que, ao perder melanina, o cabelo tende a ficar mais propenso a desenvolver quadros de ressecamento, uma vez que a melanina atua diretamente na hidratação e maciez dos fios.

Portanto, a melhor forma de driblar o quadro e preservar a vitalidade dos fios é investir em tratamentos de hidratação semanalmente.

Aqui, as máscaras de hidratação assumem papel de protagonismo! Invista em cremes hidratantes que sejam ricos em nutrientes e potencializem a força dos fios. Essa é a maneira mais simples e rápida de recuperar a maciez e o brilho que foram perdidos com o tempo.

Os fios brancos devem ser tratados com produtos específicos!

Assim como os demais tipos de fio, os cabelos grisalhos também precisam ser tratados com produtos adequados para a sua estrutura.

Além de apostar em máscaras de hidratação, também vale investir nos shampoos, condicionadores e leave-ins com propriedades hidratantes, uma vez que eles vão potencializar o condicionamento dos fios e evitar os quadros de ressecamento.

Ademais, também vale abrir espaço para os shampoos e máscaras matizadoras! Ricos em propriedades antioxidantes e pigmentos arroxeados, esses produtos vão neutralizar o amarelamento dos fios e garantir uma cor mais uniforme aos cabelos grisalhos.

A proteção contra as altas temperaturas é muito importante!

Apesar de estimular a produção de Vitamina D e ser um grande aliado à saúde do organismo, o Sol pode apresentar alguns riscos à saúde da pele e dos cabelos. E isso só tende a se intensificar quando estamos falando de fios grisalhos.

Por serem mais propensos à porosidade e ao ressecamento, os cabelos grisalhos tendem a sofrer mais danos quando são colocados em contato frequente com os raios UV, necessitando de cuidados especiais toda vez que são expostos a esses agentes.

O uso de protetores térmicos vem para driblar esse cenário. Além de neutralizar a ação dos raios UV, o produto também é capaz de defender o fio contra as altas temperaturas emitidas pelo Sol.

Além disso, ele também é um ótimo aliado das pessoas que não abrem mão de utilizar secadores, pranchas e modeladores, já que protege os fios contra o calor e evita o surgimento de danos na estrutura capilar.

Em hipótese alguma, não arranque os fios grisalhos!

Quando os primeiros fios grisalhos começam a aparecer, muitas pessoas têm a reação de arrancá-los como uma forma de tentar impedir o seu aparecimento.

Porém, além de não conseguir retardar o aparecimento dos fios, essa prática também não é nada saudável, uma vez que incentiva a quebra do fio e o surgimento de alguns problemas nada agradáveis no couro cabeludo.

Ao invés de arrancar as madeixas, opte por um novo corte de cabelo que deixe os fios grisalhos mascarados ou opte por uma tonalização próxima à cor natural dos cabelos.

Ademais, vale a pena rever os conceitos a respeito dos fios grisalhos. Eles têm uma beleza única e fazem parte do amadurecimento do nosso organismo, que é algo lindo e 100% natural.

Confira mais dicas sobre beleza!

Agora que você já sabe como cuidar dos cabelos grisalhos, é só colocar em prática os conceitos aprendidos! Acessando a página inicial do nosso Blog é possível conferir mais dicas sobre beleza e bem-estar. Esperamos por você!

Coloque seu comentário aqui...