Se você é minimamente antenado às tendências do universo da beleza, é muito provável que você já tenha ouvido falar sobre o óleo de argan.
Rico em propriedades altamente nutritivas e antioxidantes, o óleo de argan caiu no gosto dos beauty lovers e conquistou uma série de pessoas que se preocupam com a saúde da pele e dos cabelos.
Neste post, falamos um pouquinho mais sobre o produto e contamos quais são os seus principais benefícios para a pele e para os cabelos. Separe um tempinho da sua atenção e se liga no conteúdo a seguir!
O que é o óleo de argan?
O óleo de argan é um óleo vegetal originário do Marrocos, que se destaca no universo da beleza pelo seu alto poder nutritivo e antioxidante.
Extraído de uma planta chamada Argania spinosa, o óleo é rico em vitamina E e ácidos graxos e atua no combate aos sinais de ressecamento, podendo ser utilizado tanto em sua forma pura, quanto inserido na fórmula de cosméticos para a pele e para os cabelos.
Dentre os produtos de cabelo que contém esse ingrediente, se destacam os leave-ins, as máscaras de tratamento e os óleos sem enxágue. Já nos produtos para pele, o óleo de argan pode ser encontrado em hidratantes, óleos faciais e até mesmo em cremes anti-idade.
Como atua sobre os cabelos?
O óleo de argan é uma ótima alternativa para as pessoas que desejam tratar os quadros de ressecamento e intensificar as etapas do cronograma capilar.
Rico em propriedades umectantes, ele é capaz de construir uma película de proteção em volta do fio, defendendo-o contra as agressões dos radicais livres e deixando-o menos propenso a desenvolver sinais de envelhecimento precoce.
Essa película também evita que a fibra capilar perca nutrientes de forma desnecessária. Sua ação favorece o fechamento das cutículas e controla os quadros de porosidade, retendo vitaminas, proteínas e aminoácidos por muito mais tempo dentro da estrutura capilar.
Além disso tudo, o óleo de argan também tem uma forte participação no tratamento dos cabelos tingidos e descoloridos. Devido ao seu poder de nutrição e proteção, ele consegue preservar a nuance dos cabelos, mantendo sua cor uniforme por muito mais tempo.
Como usar no cronograma capilar?
O óleo de argan pode ser utilizado tanto na finalização dos cabelos, quanto nos tratamentos voltados à hidratação, à nutrição e ao crescimento capilar.
Na finalização dos cabelos, ele atua na proteção, na luminosidade e no controle do frizz. Basta pingar algumas gotinhas do produto na palma das mãos, esquentar o óleo através de um movimento de fricção e aplicar o produto do comprimento às pontas.
Já nos tratamentos de hidratação, o produto aparece para intensificar os resultados das máscaras utilizadas. Basta misturar algumas gotas do ingrediente na quantidade de máscara aplicada e distribuir a mistura do comprimento às pontas.
Quando pensamos em nutrição, o óleo de argan pode ser usado nos tratamentos de umectação. Aqui, o passo a passo não muda! É aplicar o ingrediente nos cabelos limpos e esperar cerca de 20 minutos para o ingrediente fazer efeito. Após isso, basta enxaguar as mechas e finalizar o tratamento com um condicionador.
Por fim, também pode ser utilizado para estimular o crescimento dos fios. Usando o ingrediente em uma massagem no couro cabeludo, o ingrediente consegue favorecer o fluxo sanguíneo da região e, consequentemente, reduzir os quadros de enfraquecimento e quebra.
E na estrutura da pele? Como o óleo de argan se comporta?
Na pele, o óleo de argan consegue atuar na hidratação, na prevenção dos sinais de envelhecimento precoce e no tratamento de de rosácea e psoríase.
Devido à sua alta concentração de vitamina E, o óleo consegue melhorar a retenção de umidade no tecido cutâneo, sendo bastante efetivo no combate aos sinais de ressecamento – como aspereza, opacidade e descamação, por exemplo.
Já quando o assunto é envelhecimento precoce, o óleo de argan é capaz de aumentar a elasticidade da pele, reduzir rugas, suavizar linhas de expressão e até mesmo potencializar a ação do protetor solar, evitando o surgimento de manchas e queimaduras.
Ademais, suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias têm o potencial de tratar e amenizar os quadros causados pela rosácea e pela psoríase.
Como usar no skincare?
A melhor forma de usar o óleo de argan no ritual de skincare é em sua forma pura, ou seja, diretamente na pele.
Ao aplicar algumas gotinhas sobre o rosto, o óleo é capaz de aumentar a penetração de outros ativos e intensificar a ação dos demais produtos utilizados no ritual de autocuidado.
Sobre a ordem de aplicação, o mais indicado é aplicar primeiro o hidratante e depois o óleo. Dessa forma, o ingrediente consegue criar oclusão e prolongar os resultados oferecidos pelo produto de hidratação.
Confira mais conteúdos sobre o universo capilar!
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o óleo de argan? Acessando a página inicial do nosso Blog, você confere mais conteúdos relacionados ao universo da beleza. Te esperamos!