Por que a progressiva desbota o cabelo

A incompatibilidade entre químicas é uma das principais consequências enfrentadas pelas pessoas que desejam fazer uma super transformação nos cabelos, podendo causar desde efeitos leves, até casos irreversíveis. 

Dentre as incompatibilidades químicas mais famosas, a que mais se destaca é a combinação entre uma coloração e um alisamento, que, na maioria dos casos, resulta em um desbotamento da cor. Mas por que isso acontece? 

Neste post, contamos porque a progressiva tem o potencial de interferir no tom dos cabelos e compartilhamos algumas dicas para fazer a coloração durar ainda mais. Ficou curiosa? Então se liga no conteúdo que preparamos a seguir! 

Afinal, por que a progressiva causa o desbotamento da cor?

O primeiro passo para entender por que o desbotamento da coloração ocorre após a escova progressiva é conhecer a atuação de cada química na estrutura dos cabelos. Então vamos ao que interessa!

Por ter uma fórmula rica em amônia, as colorações permanentes têm o potencial de abrir profundamente as cutículas do fio para inserir o novo pigmento de cor na fibra capilar. 

Devido à abertura das cutículas, o cabelo tende a desenvolver uma alta porosidade, fazendo com que o fio precise passar por um tratamento de reconstrução para ter as suas escamas alinhadas novamente. 

Em contrapartida, a escova progressiva tem o potencial de, justamente, fechar as cutículas do fio, deixando a porosidade do cabelo super baixa. 

E qual é a grande questão disso tudo? Ao ser selado em uma baixa porosidade, tudo o que estiver na superfície dos cabelos não vai ter aderência necessária para permanecer no fio. 

E isso vale tanto para os nutrientes fundamentais para o desenvolvimento do cabelo, quanto para os pigmentos e componentes alisantes que não conseguiram penetrar totalmente na estrutura capilar. 

Como tornar essas duas químicas mais compatíveis?

Apesar de não terem tanta compatibilidade, as técnicas de coloração e escova progressiva podem ser combinadas se o intuito for realizar uma super transformação capilar. Basta mudar a ordem dos procedimentos e dar aos cabelos um tempo de recuperação entre uma técnica e outra. 

A dica da maioria dos profissionais da beleza para evitar o desbotamento da cor é fazer a escova progressiva antes da coloração. Dessa forma, a cor não é desgastada durante a selagem térmica realizada em meio ao alisamento e você ganha tempo para tratar os cabelos para a próxima química. 

Outra super dica é, durante esse período de recuperação, apostar em nutrições e reconstruções, que vão repor as vitaminas e proteínas perdidas e auxiliarão a equalizar a porosidade capilar.

Quais cuidados devem ser tomados após a química?

Colorir, clarear e alisar os cabelos são ações bastante agressivas à estrutura capilar, fazendo com que os cabelos precisem de um tratamento reparador após a realização de cada uma dessas técnicas. 

Portanto, a organização de um cronograma capilar é essencial para recuperar a vitalidade perdida pelos fios de cabelo. 

Além de dividir a agenda de cuidados em etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, também é bacana investir em linhas de tratamento pós-química, que são enriquecidas com tudo o que o fio precisa para regenerar os danos causados pelos procedimentos executados. 

Dentre os cosméticos que estão proibidos durante esse período de tratamento temos o Shampoo Antirresíduos. Ao ser aplicado nos cabelos com química, ele favorece a abertura das cutículas e, consequentemente, reduz a aderência dos pigmentos e alisantes depositados sobre o fio. 

Uma ótima dica para preservar a cor dos cabelos é optar por Shampoos Suaves e investir em Banhos de Brilho feitos com tonalizantes, que, além de hidratar as madeixas, também vão realçar o tom alcançado em meio à técnica de coloração. 

Confira mais dicas sobre cabelo em nosso Blog!

Gostou do nosso conteúdo, beauty lover? Acessando a página inicial do nosso Blog, é possível conferir mais dicas sobre cabelo e beleza. Venha nos fazer uma visita! 

Coloque seu comentário aqui...