Ao submeter os cabelos a um realinhamento capilar, é preciso estar ciente que o método de alisamento tem o poder de alterar toda a fibra do cabelo para moldá-lo em um novo formato.
Quando entra em contato com o fio, a substância alisante é capaz de abrir a cutícula e penetrar no córtex do cabelo, alterando a sua curvatura e proporcionando aquele aspecto liso e chapado que conquistamos após a técnica.
Porém, frente a uma manutenção especial e a uma onda de pessoas assumindo seus cabelos naturais, o realinhamento capilar vem deixando de ter a mesma popularidade que tinha há uns anos atrás, motivando muitos beauty lovers a abandonarem a técnica.
Além de simplesmente pausar os métodos do realinhamento capilar, também é possível tirar a progressiva do cabelo com um procedimento chamado “desprogressiva”, que, como o próprio nome sugere, vem para reverter os resultados alcançados com a técnica.
Neste post, contamos como funciona o método de desprogressiva e mostramos outras formas de tirar a progressiva dos cabelos. Confira!
Remova o realinhamento capilar com o método de desprogressiva!
Se por um lado o realinhamento capilar altera a estrutura do fio para moldá-lo em um novo formato, a “desprogressiva”, por sua vez, tem a missão de remover as substâncias aplicadas no cabelo e remodelar o cabelo da mesma forma que ele era antes.
Essa remodelação é realizada a partir de produtos ricos em amônia, então sim, para tirar a química alisante é necessário utilizar outra química sobre os fios, por isso, é bacana já ter em mente que o cabelo pode ficar fraco e ressecado após esse procedimento.
Caso o alisamento tenha sido muito recente ou o cabelo tenha mais de uma química (como luzes ou colorações, por exemplo), o recomendado é passar por um período de tratamento, colocando bastante foco nas hidratações e reconstruções.
Apesar desse ponto, a desprogressiva costuma funcionar com bastante eficácia, recuperando o formato do fio de forma rápida.
Como fazer a desprogressiva?
A desprogressiva pode ser feita de diversas formas. Tudo vai depender do salão e do tipo de procedimento oferecido. Independente da escolha, o teste de mecha é fundamental para preservar a saúde do fio. Veja abaixo um passo a passo genérico da técnica de desprogressiva:
1. Lave os cabelos com um shampoo antirresíduos;
2. Aplique o estruturador de ondas e estabilizador de cachos e deixe agir de acordo com o tempo de ação indicado pelo fabricante;
3. Durante o tempo de ação, enrole os bigudinhos nas mechas;
4. Espere até o cabelo ficar 100% seco;
5. Enxágue o produto dos fios e hidrate-os na sequência;
6. Finalize o procedimento com um leave-in e seque os cabelos com um difusor.
É possível tirar a progressiva do cabelo sem ter que utilizar química?
Apesar da desprogressiva ser o método mais rápido e eficaz para retirar a progressiva, ainda assim existem pessoas que optam por evitá-lo – principalmente por ser um método que também contém substâncias químicas em seu processo.
Para essas pessoas, existem outras formas de retirar o realinhamento capilar realizado sobre os fios. A diferença é que elas são mais demoradas e exigem uma certa determinação para funcionarem corretamente.
O uso do Shampoo Antirresíduos representa uma dessas alternativas. Quando aplicado semanalmente, o produto vai, pouco a pouco, retirando as substâncias alisantes utilizadas na progressiva, uma vez que atua de forma profunda na fibra capilar.
Além de reparar os sinais de ressecamento que tendem a aparecer com o uso do Shampoo Antirresíduos, criar uma rotina de hidratação também é uma forma de retirar a progressiva realizada nas madeixas.
O uso de máscaras hidratantes e nutritivas é capaz de deixar o cabelo levemente mais pesado, fazendo com que ele perca aquele semblante chapado conquistado após o realinhamento capilar. Isso sem falar na reposição de nutrientes que o cuidado proporciona.
Por último, mas não menos importante, um corte de cabelo pode calhar bem nessa tarefa de remover a progressiva. Ao retirar algumas partes, o cabelo tende a assumir um aspecto mais soltinho e fica com as pontas renovadas, conquistando aquele visual bonito e saudável. Vale a pena cogitar!
Saiba tudo sobre o universo capilar!
Gostou do nosso conteúdo, beauty lover? Acessando a página inicial do nosso blog, é possível conferir outros temas relacionados ao universo dos cabelos. Esperamos por você!