Seja por conta de procedimentos químicos ou devido a ação de agentes externos, o frizz simboliza um dos problemas mais comuns – e incômodos – que os seus cabelos podem enfrentar ao longo da vida.
Seu surgimento está ligado diretamente ao ressecamento, que tende a ocorrer quando o fio perde umidade e nutrientes necessários para o seu equilíbrio.
O mau funcionamento das cutículas é o principal fator para desencadear o frizz. Responsáveis por controlar a entrada e a saída de substâncias, as cutículas podem deixar alguns nutrientes escaparem quando estão muito abertas, favorecendo a desnutrição das madeixas.
O resultado são cabelos secos, porosos, quebradiços e com aquela clássica aparência arrepiada que só o frizz é capaz de proporcionar.
Se o seu cabelo está enfrentando alguns desses sinais de ressecamento e vive com aquele semblante frisado, fique tranquila! Nesse post, separamos todos os cuidados que você deve ter em sua rotina de haircare para eliminar o frizz. Por isso, se o seu intuito é contornar essa situação, dê uma olhada nas dicas a seguir!
Enxágue o cabelo com água fria ou morna!
Enxaguar os cabelos com água fria ou morna é um dos primeiros cuidados que você deve adotar em sua rotina para eliminar o frizz.
Perigosa à saúde das cutículas, a água quente é capaz de abrir essas estruturas e favorecer a perda de umidade, fazendo com que a fibra capilar perca nutrientes essenciais ao seu equilíbrio e, consequentemente, sofra com os danos ocasionados pelo ressecamento.
Por isso, no momento de lavar os cabelos, experimente enxaguá-los com água fria ou morna. Além de evitarem o surgimento desses danos, esses níveis de temperatura também auxiliam no fechamento das cutículas, deixando os fios livres dos quadros de ressecamento – como o frizz excessivo e as pontas duplas.
Dê uma chance ao Co-Wash!
Outro cuidado super interessante para aderir às rotinas de haircare voltadas para o tratamento do frizz é a técnica de Co-Wash. Quando se tornam muito frequentes, as lavagens com shampoo podem remover a oleosidade natural do couro cabeludo, deixando a região mais propensa aos quadros de ressecamento.
Com método de Co-Wash, é possível higienizar os cabelos utilizando apenas o condicionador, que por si só já apresenta uma fórmula muito mais suave e emoliente se for comparada ao do shampoo – que é enriquecida com sulfato.
Além de dissolver os resíduos acumulados entre os fios, o produto também consegue fechar as cutículas da fibra capilar, garantindo mais movimento e sedosidade às madeixas.
Faça hidratações semanalmente!
Os tratamentos voltados à hidratação são, de longe, as formas mais assertivas para eliminar o frizz dos cabelos. A irregularidade é causada justamente pela falta de água e nutrientes na fibra capilar, que incentiva o ressecamento e, posteriormente, o frizz. Portanto, se faz necessário o investimento em produtos direcionados para esse cuidado.
As Máscaras e Ampolas Hidratantes, por exemplo, são enriquecidas com propriedades capazes de regenerar os nutrientes perdidos pela fibra capilar e de revitalizar a estrutura dos fios. O ideal é aplicar esses produtos, pelo menos, uma vez por semana nos cabelos.
Assim, é possível reparar os danos ocasionados pelo ressecamento e garantir um aspecto muito mais macio, luminoso e saudável às madeixas.
Finalize o cabelo com produtos à base de Óleo Vegetal!
Por fim, para concluir essa rotina de cuidados anti-frizz, a dica é investir em um finalizador à base de Óleo Vegetal. Ricos em vitaminas, aminoácidos e ácidos graxos, esses ingredientes são responsáveis por reter os nutrientes dentro da fibra capilar e, dessa forma, prolongar o semblante saudável das madeixas, reduzindo consideravelmente os quadros de ressecamento e enfraquecimento.
Além disso, os óleos vegetais são super versáteis e podem ser usados tanto na finalização dos fios, quanto nos tratamentos capilares. A famosa Umectação é feita justamente com esse tipo de óleo.
Responsável por nutrir intensamente a fibra capilar, a técnica é capaz de alinhar os fios rebeldes, reverter os sinais de ressecamento e favorecer o crescimento dos cabelos, uma vez que estimula a circulação do couro cabeludo.
Leia também: Óleos vegetais para umectação
E aí? Gostou das nossas dicas para eliminar o frizz? Conta para a gente nos comentários quais desses cuidados já fazem parte da sua rotina de haircare!