Desde que a utilização de formol foi reduzida para apenas 0,2% nos cosméticos destinados ao cabelo, o universo dos alisamentos capilares foi revolucionado. Enquanto antes as pessoas valorizavam apenas o alinhamento dos fios, agora elas colocam mais peso na saúde e bem-estar das madeixas após o procedimento.
Um verdadeiro marco nessa transição de interesses foi, sem dúvidas, a Escova Orgânica, que veio na proposta de alisar os fios sem o uso do formol. A técnica, além de promover o realinhamento capilar, também auxilia no tratamento dos cabelos.
Mas será que ela é eficaz para todo tipo de fio?
Quando falamos de Escova Progressiva, de forma geral, surgem alguns questionamentos a respeito da eficácia que a técnica possui em fios mais porosos, como os cabelos crespos, por exemplo.
Unindo esse burburinho ao fato da Escova Orgânica ser uma novidade no mercado, fica a dúvida: Progressiva Sem Formol para cabelos crespos realmente funciona?
Nesse post separamos todas as informações que você precisa saber sobre a eficácia desse tipo de alisamento em cabelos crespos. Está curioso para saber mais? Então se liga no que vem a seguir!
Analisando o fio de cabelo Tipo 4
Antes de entender como a Escova Progressiva Sem Formol atua sob os fios crespos, é necessário conhecer as suas características e saber quais são as maiores necessidades do cabelo Tipo 4.
Para começar, os fios crespos representam a máxima potência quando pensamos em porosidade e curvatura capilar. Não é à toa que ocupam o último lugar na tabela! Suas principais características são referentes à sua estrutura, que esbanja textura, é cheia de volume e se assemelha bastante ao formato de uma mola.
Devido a esse grau de curvatura mais elevado, os fios crespos costumam ser naturalmente ressecados, uma vez que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo não consegue percorrer todo o perímetro do fio, tornando o crespo refém dos tratamentos de hidratação e umectação.
Esse semblante espontaneamente ressecado, faz com que o fio assuma uma postura mais frágil. E é aí que mora o problema! Por ser um pouco mais fraco comparado aos outros fios, os crespos têm uma dificuldade de encontrar alisamentos que os beneficiem, tornando a tarefa de transformar o Tipo 4 em Tipo 1 ainda mais complicada.
Afinal, funciona ou não funciona? Como a Progressiva Sem Formol age sob os fios?
A Escova Progressiva Sem Formol veio para revolucionar o mercado da beleza não só por preservar a saúde dos cabelos lisos, como também por representar uma alternativa eficaz e extremamente benéfica para alisar e realinhar os fios de cabelo Tipo 4.
Por conter apenas ingredientes de origem natural em sua composição – como vitaminas, proteínas e aminoácidos -, esse tipo de alisamento consegue atender às principais necessidades do fio crespo, tratar a fibra capilar danificada e reduzir o volume excessivo das madeixas.
A Burix One, disponibilizada pela Prohall Cosmetic, é um ótimo exemplo do que estamos falando. Livre de formol e 100% Vegana, a escova atende a todos os tipos de fio. Formulada com ingredientes altamente hidratantes e nutritivos, como o Óleo de Buriti, a progressiva regenera as principais irregularidades da fibra capilar, tornando-a mais preparada para o alisamento subsequente.
Uma vez tratada e devidamente reequilibrada, a fibra torna-se muito mais receptível aos ativos alisantes, que conseguirão penetrar em suas camadas internas para realizar a reestruturação molecular e, assim, tornar os cabelos lisos, alinhados, macios, cheios de brilho e sem volume excessivo.
Aplicando a Escova Sem Formol nos cabelos crespos
Quanto à aplicação, não existem muitos segredos! A Escova Progressiva Sem Formol tem um modo de uso muito parecido com a Progressiva Convencional. A única diferença está em seu tempo de ação e na selagem do produto, que devem ser potencializados devido ao grau de porosidade e curvatura dos cabelos crespos.
Os primeiros passos nunca mudam. Basta dividir o cabelo em 4 partes iguais para facilitar a aplicação da substância e, posteriormente, espalhar o produto, mecha por mecha, com o auxílio de um pente e de um pincel. Feita a aplicação total, é só respeitar o tempo de ação de 1h30min e, passado esse período, enxaguar abundantemente os fios.
Após o enxágue, é necessário remover o excesso de umidade dos cabelos para, assim, iniciar o processo de selagem. A selagem é realizada com o auxílio de uma prancha, que deve estar ajustada a uma temperatura de 230ºC. Para que o produto seja selado com eficácia e a fibra consiga absorver os ativos, as mechas devem ser pranchadas de 20 a 25 vezes.
Com todas as mechas pranchadas, os cabelos devem ser enxaguados mais uma vez e finalizados com uma Máscara de Hidratação, que vai intensificar o brilho e a maciez dos fios alisados.
Leia também: As melhores progressivas para cabelos crespos
Viu só como a Escova Progressiva Sem Formol representa uma ótima alternativa de alisamento? Até os cabelos crespos são beneficiados pela técnica! E você? Já experimentou essa técnica? Conta para a gente nos comentários! 😉