Todo mundo já está cansado de saber que a organização de um cronograma capilar é uma das maiores iniciativas que alguém pode fazer à saúde do fio. Além de recuperar os cabelos contra os danos sofridos por químicas e agentes externos, a realização desses tratamentos semanais também auxilia bastante no equilíbrio da fibra capilar.
Porém, não são só de máscaras e ampolas que “vivem” os fios. De nada adianta utilizar cosméticos de qualidade, se você não fornecer os nutrientes necessários para que o couro cabeludo permaneça saudável. Uma alimentação desequilibrada pode interferir – e muito – na harmonia da região e favorecer os quadros de queda e quebra capilar.
Pensando em melhorar esse cenário, montamos uma lista com 5 alimentos que evitam a queda capilar para você inserir em sua dieta diária e, assim, driblar essas irregularidades que atingem os fios. Por isso, se você está sentindo seus cabelos enfraquecidos, fique de olho no que separamos a seguir!
Cenoura
Se consumida diariamente, a Cenoura pode se tornar uma das maiores aliadas no combate à queda capilar. Enquanto a sua concentração de Vitamina A promove a reposição nutritiva e o controle de oleosidade do couro cabeludo, seus níveis de Betacaroteno, por sua vez, combatem a ação dos radicais livres e evitam o envelhecimento precoce dos fios.
Espinafre
Outro poderoso aliado à saúde capilar, é o famoso Espinafre. Quem nunca ouviu falar que a verdura dá mais força para o organismo? Pois bem, por ser riquíssimo em Ferro e Clorofila, apenas um prato de sobremesa por dia é o suficiente para fortalecer a estrutura do fio e controlar a oleosidade do couro cabeludo, retardando assim, os quadros de ressecamento, fraqueza e queda capilar.
Aveia
Uma colher de sopa de Aveia nos cafés da manhã pode promover uma enorme diferença nos quadros de queda capilar. Cheia de silício, zinco e vitaminas do complexo B, o grão atua diretamente nos bulbos capilares, otimizando a produção celular, favorecendo o crescimento do fio e suavizando os sinais de envelhecimento precoce.
Morango
Uma das frutinhas mais famosas e queridas ao redor do mundo também representa uma das maiores defensoras da saúde capilar. O Morango tem como suas principais propriedades a Vitamina C e os Flavonoides, substâncias que favorecem a microcirculação sanguínea do couro cabeludo e, consequentemente, deixam o fio mais forte e livre dos quadros de queda e quebra. Uma xícara de chá por dia já faz a diferença!
Castanha do Pará
Por último, temos a Castanha do Pará como uma potente aliada ao combate à queda capilar. A fruta oleaginosa de origem brasileira conta com uma alta concentração de Zinco e Vitamina E em seu interior. Esses nutrientes auxiliam na reversão dos sinais de quebra e opacidade, potencializando o crescimento e o desenvolvimento dos fios. A quantidade ideal de consumo são duas unidades da fruta por dia.
Leia também: Hábitos que prejudicam a saúde dos cabelos
Agora é com você, leitora! Conta pra gente nos comentários quais desses 5 alimentos que evitam a queda capilar já fazem parte da sua dieta! Estamos curiosos para saber! 🙂