Seja por conta de alimentação, de fatores genéticos, de alterações hormonais ou até mesmo do clima tropical predominante no Brasil, a pele oleosa existe e atinge cerca de 60% da população brasileira.
Apesar dessa produção de sebo ser algo natural e que auxilia na proteção e no equilíbrio da cútis, nem todo mundo se sente confortável quando é atingido por esse quadro.
Quando a oleosidade não é tratada da forma correta, as glândulas sebáceas da pele tendem a produzir ainda mais óleo, causando o entupimento dos poros e o surgimento de cravos e espinhas, que comprometem o equilíbrio da cútis.
Ao atingir esse cenário, se torna essencial realizar um tratamento para reverter o quadro e recuperar o semblante saudável do rosto. Pensando em formas de auxiliar vocês, amantes de skincare, separamos nesse post algumas dicas de como adotar uma rotina de cuidados para peles oleosas.
Por isso, se você deseja reduzir a oleosidade excessiva do seu rosto e quer aprender a como suprir as necessidades da sua cútis, dê uma olhada nas dicas a seguir!
Lave o rosto com um sabonete seborregulador!
De manhã, ao acordar, e à noite, antes de dormir, é necessário fazer a limpeza da pele oleosa com algum produto específico para esse tipo de necessidade. Os sabonetes seborreguladores ou anti oleosidade, como são conhecidos popularmente, conseguem remover o sebo acumulado pela cútis e equilibrar a produção de óleo das glândulas sebáceas.
Suas fórmulas, que normalmente são enriquecidas com gluconato de zinco, LHA e ácido salicílico, deixam a pele mais sequinha e uniforme sem provocar o ressecamento da cútis. Portanto, de manhã e à noite, higienize a pele com sabonetes em barra ou em gel e faça o enxágue com água gelada para favorecer o fechamento dos poros.
Capriche na hidratação!
Engana-se quem pensa que uma pele oleosa não precisa de hidratação! Devido à oleosidade excessiva, existe o estigma de que esse tipo de pele dispensa produtos hidratantes, mas esse é um erro dos grandes.
Inclusive, essa produção exagerada de óleo pode ser uma consequência da falta de hidratação na pele. Quando a cútis fica desidratada, as glândulas sebáceas tendem a produzir ainda mais óleo para equilibrar a umidade da pele, resultando na oleosidade excessiva.
A inserção de produtos hidratantes na rotina de skincare é uma ótima maneira de controlar a produção de gordura, uma vez que a pele vai entender que não precisa produzir mais óleo para combater as agressões externas. Por isso, para combater a oleosidade excessiva, aposte em um hidratante que possua uma textura levinha e aplique-o de manhã e à noite, após a limpeza do rosto.
Opte por produtos que tenham uma fórmula leve!
Falando em textura levinha, quem tem pele oleosa deve fugir de produtos em creme e em óleo! É ideal investir em produtos que não pesam sob o rosto e que atendam as necessidades desse tipo de cútis. Normalmente, esses produtos são oferecidos no formato gel, sérum, loção ou spray, que são absorvidos com mais facilidade e não deixam o rosto com aspecto grudento.
Por isso, tanto na escolha do sabonete, quanto na do hidratante e protetor solar, opte por alguma dessas texturas citadas acima. Uma dica bacana é escolher produtos que tenham Vitamina C na composição, já que ela funciona como antioxidante e consegue cicatrizar com mais rapidez as manchas ocasionadas por cravos e espinhas, que são muito comuns entre as peles oleosas e mistas.
Leia também: Benefícios dos óleos faciais para o nosso rosto
Não se esqueça do protetor solar!
Por último, mas não menos importante, quem possui pele oleosa precisa de proteção solar tanto quanto os outros tipos de pele! Justamente por ter mais tendência a acne, a aplicação de um protetor solar se faz necessária para favorecer o processo de cicatrização dos cravos e espinhas e evitar o surgimento de marcas permanentes no rosto.
Além de envelhecer a cútis como um todo, a radiação ultravioleta também consegue atrapalhar o processo de cicatrização, fazendo com que seja mais difícil se livrar das manchinhas de acne. Por isso, antes de sair de casa, aplique um protetor solar com toque seco, que vai defender a pele contra os raios UV e auxiliará no controle de oleosidade ao longo do dia.
Leia também: Protetor solar: dicas para escolher o certo
Agora é com você, leitora! Conta pra gente nos comentários quais desses cuidados já faziam parte da sua rotina de cuidados com a pele oleosa! Estamos ansiosos para saber! <3