Se tem duas coisas que nós, seres humanos, não conseguimos fugir é do tempo e do envelhecimento. Afinal, a cada segundo que passa, nós ficamos um pouquinho mais velhos. Não tem como mudar essa realidade! Querendo ou não, o envelhecimento e os sinais que ele nos dá são fatores que precisamos nos acostumar com o passar do tempo.
Porém, apesar desse fenômeno ser algo natural e que afeta todas as pessoas do mundo, existem alguns hábitos muito comuns em nossas rotinas que podem potencializar esses sinais e acelerar o envelhecimento da pele, tornando-o mais precoce do que deveria.
Pensando em maneiras de conscientizar vocês, leitores, quanto a esses hábitos, separamos nesse post quais são os principais fatores que aceleram o envelhecimento da pele. Tendo conhecimento disso, é possível preservar a saúde do organismo, reverter os danos severos e driblar os sinais do amadurecimento precoce. Confira!
Alimentação desequilibrada
Aquele clássico ditado “quanto mais colorido o seu prato, melhor ele é”, que ouvimos tanto na infância, é uma das maiores verdades existentes no planeta. Uma alimentação equilibrada, riquíssima em alimentos naturais, representa um dos passos essenciais para quem deseja alcançar um corpo saudável e livre dos sinais de envelhecimento precoce.
Os alimentos de modo geral, especialmente os grãos, as frutas, as verduras e os legumes, são enriquecidos com uma série de nutrientes que auxiliam na recuperação das vitaminas e proteínas perdidas diariamente pelo organismo. Por isso, a sua inserção nas dietas rotineiras é essencial para a manutenção das estruturas do corpo humano.
Falta de água no organismo
Além de manter o corpo nutrido através de uma alimentação equilibrada, para fugir dos sinais de envelhecimento da pele também é necessário manter o organismo hidratado. É recomendado por profissionais da saúde beber, no mínimo, 2 litros de água por dia.
Se a água for consumida em baixas concentrações e, consequentemente, ficar em falta no organismo, o corpo tende a se tornar desidratado, fazendo com que a pele acumule toxinas e perca o seu semblante saudável e vitalício. Por isso, para manter a pele jovem, firme e cheia de viço, aumente o seu consumo de água diariamente.
Leia também: Os benefícios da água termal para a pele
Exposição a radiação ultravioleta e a luz azul
Sair de casa sem ter aplicado protetor solar é uma das maiores irresponsabilidades que você pode cometer com a saúde da sua pele.
Não é à toa que a proteção é uma das etapas mais importantes do skincare! Além da radiação ultravioleta queimar a camada superficial da cútis, ela também é responsável por intensificar o fotoenvelhecimento e por favorecer o aparecimento de manchas, rugas, flacidez, aspereza e até mesmo câncer de pele.
Além disso, a aplicação do filtro solar também é capaz de reduzir os danos causados pela luz visível ou luz azul, como é conhecida popularmente. Essa iluminação, que é emitida por lâmpadas de led, notebooks e celulares, pode agravar os quadros de melasma e potencializar a ação dos radicais livres, que são os principais causadores do envelhecimento da pele. Por isso, proteja a sua pele!
Dormir menos horas do que o recomendado
Uma boa noite de sono auxilia não só a ter mais disposição para enfrentar as rotinas agitadas, como também a suavizar os sinais de envelhecimento da pele. Dormir menos horas do que o recomendado ou ter noites de sono muito conturbadas são fatores que evitam a produção de hormônios responsáveis pelo rejuvenescimento da pele, como a melatonina, por exemplo.
O hormônio conta com uma série de efeitos calmantes e revitalizantes que conseguem impedir que o rosto adquira aquela aparência cansada e sem vitalidade. Ademais, o ato de dormir menos também afeta a saúde mental, favorecendo os quadros de estresse e ansiedade. Por isso, é interessante, organizar sua rotina, respeitar o seu relógio biológico e dormir, pelo menos, de 7h a 8h por dia.
Excesso de álcool e tabaco
Apesar de acompanharem os momentos de lazer e descontração, o álcool e o tabaco são exemplos de potenciais agressores à saúde do organismo. Além de simbolizarem um grande perigo aos órgãos vitais do nosso corpo, o uso excessivo dessas substâncias também contribui – e muito – para o envelhecimento precoce da pele.
O álcool consegue reduzir os níveis de vitamina A dentro do organismo, que é responsável por reter a hidratação dentro dos tecidos. Já o tabaco potencializa a liberação dos radicais livres, que favorecem a perda de colágeno, proteína essencial para manter a pele firme e livre de rugas.
Inclusive, na faixa etária dos 30 anos, os níveis de colágeno começam a cair drasticamente no organismo, sendo indicada a inserção de suplementos em meio a rotina de cuidados. A Prohall Cosmetic conta com a Linha Nutrition, que disponibiliza suplementos à base de Colágeno e outros nutrientes que são perdidos pelo corpo diariamente.
Leia também: Benefício dos óleos faciais para o nosso rosto
Por isso, para evitar a perda dessa proteína tão importante, controle o uso de álcool e tabaco e invista em suplementos que recuperem essas substâncias essenciais ao funcionamento do organismo!
Agora é com você, leitora! Conta pra gente nos comentários o que você faz para evitar esses hábitos que aceleram o envelhecimento da pele? Estamos curiosos para saber!