De todas as partes do corpo que recebem um autocuidado especial, os pés são os que mais costumam passar despercebidos. Independente de quantas vezes trocamos de calçado no dia, é muito difícil pararmos para dar uma boa conferida nos nossos pézinhos. E não adianta falar o contrário!
Mesmo em meio a uma rotina agitada, as pessoas ainda conseguem tratar as necessidades do cabelo durante o banho, renovar a pele do rosto nos rituais de skincare e caprichar na hidratação – e revitalização – das pernas e braços antes de sair de casa. Então por que não dar uma atenção maior à pele dos pés?
São eles que aguentam toda a pressão do nosso corpo, nos locomovem de um lado para o outro e lidam com aqueles sapatos super apertados – às vezes por muitas horas, inclusive. Todos esses fatores, apesar de não nos darem muitos sinais, acabam provocando alguns danos à região, como ressecamento, descamação e rachaduras.
Mas calma! Não adianta ficar toda preocupada só agora. Deixa que a gente te ajuda! Nesse post separamos todas as informações necessárias para que você saiba como ter uma rotina ideal de cuidados com os pés. Assim, é possível manter saudáveis esses mecanismos tão importantes para a nossa locomoção e sustentação. Afinal, eles merecem, não é mesmo?
Evite sapatos apertados
Basta olhar com cuidado para perceber que a pele dos pés é um pouco mais grossa se comparada a pele que envolve outras partes do corpo. Por um lado, essa característica é benéfica pois auxilia na resistência dos pés, que precisam de um suporte para conseguir sustentar o corpo com eficácia. Já por outro, ela facilita o ressecamento da região, deixando-a ainda mais áspera e encorpada.
O uso de sapatos apertados – especialmente os de bico fino, saltos altos e tênis -, além de gerarem desconforto, também contribuem para a evolução do quadro de ressecamento, uma vez que fazem ainda mais pressão, geram atrito e apertam os dedos e unhas, facilitando o aparecimento de micoses, calos, transpiração excessiva e outros problemas.
Por isso, a primeira mudança que deve ser feita na rotina para favorecer o cuidado com os pés é deixar de lado esses sapatos mais apertados e optar por calçados que tenham uma palmilha mais macia. Se não for possível desapegar desses modelos, então a solução é intercalar os sapatos ao longo do dia. Assim, os pés conseguem respirar e os calçados não acumulam mau cheiro e impurezas.
Ajude seus pés a relaxar!
Assim como a pele do rosto conta com todo um ritual de skincare, a pele dos pés também merecem um momento de descanso e revitalização em meio a rotina. Uma alternativa de autocuidado para inserir em meio a correria do cotidiano, é mergulhar os pés em uma bacia de água morna ou fechar o ralo do chuveiro e deixá-los imersos enquanto toma banho.
Além de ser uma ótima maneira de ajudá-los a relaxar, esse “escalda pés” também auxilia no amolecimento da pele, deixando-a menos grossa e, consequentemente, menos propícia ao ressecamento. Só não se esqueça: a água precisa ser morna. Lembre-se que a água quente é uma verdadeira vilã à saúde da pele, independente da região do corpo.
Após essa imersão na água morna, é recomendada – pelo menos duas vezes na semana – uma esfoliação da região a fim de remover o acúmulo de células mortas, renovar a pele e melhorar a circulação sanguínea dos pés. Basta usar uma bucha vegetal ou um esfoliante próprio para a região e massagear suavemente a pele por alguns minutos.
Hidrate, hidrate e hidrate
Independente de estarmos falando da saúde dos cabelos, da pele do rosto, da pele dos pés ou do bem estar do organismo como um todo, a hidratação continua sendo uma das chaves principais para alcançar o equilíbrio de uma estrutura. Ainda mais quando abordamos sobre uma região que já é naturalmente ressecada!
Portanto, um dos cuidados mais importantes para manter a vitalidade dos pés em dia é realizando a aplicação de cremes hidratantes. Para favorecer a absorção, é ideal aplicar o creme à noite, após o banho. Uma ótima dica é dormir com meias de algodão ou nylon, que devido a essa oclusão, conseguem potencializar essa hidratação noturna.
Quanto à escolha do melhor hidratante, opte por aqueles que são enriquecidos com uréia, ácido glicólico, lático e salicílico. Converse com um dermatologista e peça indicações de produtos.
Leia também: Como fazer um dia de SPA em casa
Viu só como é super tranquilo realizar uma rotina de cuidados com os pés? São pequenas alterações na rotina, mas que fazem toda a diferença à saúde dos pés. Conta pra gente nos comentários quais desses cuidados você já realizava em meio ao dia a dia! Estamos ansiosos para saber!