Pintar as unhas sozinha, na tranquilidade de sua casa, pode ser uma atividade muito satisfatória para algumas pessoas, mas, ao mesmo tempo, um pouco mais desafiadora para outras. Afinal, aquele resultado super polido, que normalmente conseguimos quando vamos a um salão de beleza, dependerá única e exclusivamente de você.
Apesar das farmácias e perfumarias disponibilizarem todos os materiais necessários para que a cliente final pinte as unhas como uma profissional, não é todo mundo que tem facilidade e aptidão artística para executar essa tarefa perfeitamente. Afinal, assim como o embelezamento da pele e dos cabelos, o ato de colorir as unhas também deve ser considerado como uma atividade artística.
Pensando em te auxiliar nessa tarefa, separamos nesse post algumas dicas fundamentais no momento de pintar as unhas em casa. Por isso, se você ama estar por dentro do nail care e quer saber como pode arrasar ainda mais nesse quesito, fique de olho no que vem a seguir!
Organize seu material!
Imagina você já estar com a unha semi pronta, mas perceber que esqueceu de pegar o top coat e que vai ter que procurá-lo em seu necessáire mesmo correndo o risco de borrar tudo? Pois bem, para evitar esse e outros obstáculos que podem aparecer em meio a atividade, já deixe separado tudo que vai precisar.
Aqui vai uma listinha com os itens essenciais: removedor de esmalte, lixa, hidratante de cutícula, alicate, base, esmalte, palito de madeira e algumas bolas de algodão.
Prepare as suas unhas!
Assim como precisamos preparar a pele para que a maquiagem fique ainda mais bonita e duradoura, essa etapa de preparação também deve ser feita quando falamos em pintar as unhas. É recomendado remover o excesso de esmalte com algum produto que não resseque muito as unhas, afinal, o objetivo é deixar as mãos ainda mais bonitas, certo?
Além disso, outra dica bacana é investir em dois tipos de lixa: uma convencional e outra polidora, que deve ser usada apenas na superfície das unhas. Dessa forma, você consegue nivelar tanto as extremidades quando a parte de cima, fazendo com que o esmalte fique ainda mais uniforme e impecável.
Atente-se às cutículas!
Tem as que gostam de retirá-las por completo e também tem quem prefira mantê-las parcialmente. Independente da forma como você faz, uma coisa é certa: você precisa hidratar as suas cutículas. Unhas bonitas e bem pintadas não combinam com pelinhas ressecadas em volta, por isso, capriche nessa etapa.
Além de driblar o ressecamento da pele em volta das unhas, o hidratante também vai amolecer as cutículas e facilitar a sua retirada. Quem nunca se cortou de leve quando foi tirar o excesso de pelinhas? Para evitar machucados, deixe-as bem amolecidas e tenha a mão muito leve quando for usar o alicate!
Leia também: 5 dicas para unhas fortes e saudáveis
Dê tudo de si na esmaltação!
A esmaltação perfeita depende de dois fatores cruciais: mãos firmes e quantidade de camadas. Se suas mãos estiverem trêmulas ou moles demais, as chances de borrar o esmalte e fazer uma lambança são muito grandes. Por isso, antes de começar, apoie suas mãos em uma superfície plana.
Sempre comece a esmaltação com uma base! A aplicação auxilia a nivelar as unhas e evita que o esmalte tenha contato direto com sua superfície. Algumas profissionais passam a base nas laterais dos dedos para facilitar a limpeza feita no final, pois cria uma espécie de “casquinha” que faz o esmalte sair com mais facilidade.
Com a base aplicada, você já pode começar o processo de esmaltação. Pegue leve nessa etapa! Três camadas de esmalte é a quantidade ideal para alcançar uma cor vibrante e bem construída. Se você exagerar, o esmalte pode ficar muito grosso e descascar com mais facilidade.
Uma boa dica para auxiliar na limpeza é retirar o excesso de esmalte que tende a acumular nas laterais com um palito de madeira. Dessa forma você só vai precisar limpar o excesso que sobrar!
Capriche no acabamento!
Agora que suas unhas já estão devidamente coloridas e bem esmaltadas, chegou o momento de finalizá-las e dar ainda mais acabamento ao seu trabalho. Portanto, já tenha em vista o algodão, o palito de madeira, o removedor de esmalte e o top coat.
Pegue uma pequena quantidade de algodão e o enrole no palito de madeira. Não precisa abusar na quantidade! O que menos queremos é que o produto esfiape e grude no esmalte que, provavelmente, ainda estará fresco. Feito isso, mergulhe o palito no líquido removedor e comece a limpeza.
Certifique-se de limpar muito bem as laterais! É isso que vai garantir um visual mais clean e polido às suas garras. Por fim, é só aplicar o top coat – popularmente conhecido como extra brilho – para aumentar a durabilidade do esmalte e garantir uma cor ainda mais vibrante.
Leia também: Como fazer um dia de SPA em casa
Agora que você já sabe como pintar as unhas em casa, como uma profissional, conte aqui nos comentários quais foram os maiores perrengues que vocês já passaram no momento de pintar as unhas! Mal podemos esperar para saber! 🙂