Não é mais novidade que os rituais de skincare estão dominando o segmento da beleza. O ato de lavar o rosto, hidratar a pele duas vezes ao dia, protegê-la contra a radiação UV e, eventualmente, aplicar máscaras de tratamento já faz parte da rotina dos que amam estética e buscam por uma cútis bonita e cheia de vida.
O que realmente vem se tornando uma novidade entre os beauty lovers é o uso de Óleos Faciais para o tratamento da pele. Especialmente nas terras tupiniquins, a combinação pele e óleo ainda não é muito bem aceita, gerando desconforto às pessoas que possuem peles oleosas e acneicas. Existe o estigma de que produtos a base de óleo podem potencializar a oleosidade da pele, mas nem tudo é verdade nessa teoria.
Frente a esse cenário, separamos nesse post tudo que você ainda não sabe sobre os Óleos Faciais e mostramos os benefícios que esses ingredientes proporcionam à saúde da cútis. Por isso, se você não conhece o poder desses produtos e quer estar sempre por dentro das tendências do universo da beleza, fique de olho no que vem a seguir!
O que são os Óleos Faciais?
Os Óleos Faciais são dermocosméticos a base de óleos naturais, disponibilizados em diferentes versões, que vão de acordo com o tipo e necessidades que a pele apresenta. Então, sim! Também existem óleos desenvolvidos especialmente às peles oleosas e acneicas.
Majoritariamente, os Óleos Faciais são extremamente nutritivos e possuem a função de antioxidar a pele contra a ação dos radicais livres, os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso, esses ingredientes são alternativas perfeitas para remover a maquiagem, uma vez que são suaves e não agridem a pele se comparados aos lenços demaquilantes, que podem arranhar e machucar a cútis.
Os Óleos Faciais mais famosos são o Óleo de Romã, o Óleo de Melaleuca, o Óleo de Semente de Uva, o Óleo de Rosa Mosqueta e o Óleo de Argan. Cada um deles é indicado para um tipo de pele diferente, mas todos possuem ações antioxidantes e anti inflamatórias, visando o equilíbrio da saúde da cútis.
Quais são os benefícios dos Óleos Faciais?
A vantagem de inserir os Óleos Faciais em sua rotina de skincare está ligada a ação antienvelhecimento que o produto possui. A principal missão desses ingredientes é antioxidar a pele contra os danos ocasionados pelos radicais livres e, assim, reconquistar aquela aparência jovem e saudável.
Além disso, os óleos equilibram a barreira lipídica da pele e conseguem reter a umidade por muito mais tempo dentro da cútis, contornando os quadros de ressecamento e favorecendo a hidratação do rosto. Inclusive, essa estabilidade nas glândulas sebáceas ajuda a equilibrar a oleosidade produzida pela pele, acabando com a ideia de que o óleo promove um efeito rebote quando aplicado em peles oleosas.
O Óleo Facial também pode ser colocado em prática no momento de retirar a maquiagem e limpar a pele, uma vez que ele “dissolve” com muito mais facilidade as impurezas acumuladas e auxilia na desobstrução dos poros, uma vez que amolece os cravos e facilita a sua retirada.
Por fim, a maioria dos Óleos Faciais também apresentam funções cicatrizantes e anti-inflamatórias, sendo considerados os melhores aliados às peles irritadas e sensíveis.
Como usar os Óleos Faciais?
A maioria dos Óleos Faciais são multifuncionais e podem atuar de diversas formas no tratamento da pele. A forma mais comum de usá-lo é à noite, logo após a aplicação do hidratante, como uma forma de potencializar a etapa de hidratação. Basta pingar algumas gotinhas na palma das mãos ou na ponta dos dedos e massagear o rosto suavemente até a sua absorção completa.
O produto também pode ser aplicado ao redor dos olhos com o auxílio de um cotonete como uma forma de hidratar essa região, que costuma ser mais sensível e ressecada. Além disso, eles são ótimos hidratantes labiais, já que evitam rachaduras e impedem que a boca seque com facilidade. Portanto, além de tudo, são ótimos primers de maquiagem, tanto para a pele, quanto para os lábios.
Os óleos também podem ser utilizados puros para remover a maquiagem do rosto e intensificar o processo de limpeza da pele. Basta pingar algumas gotas sob o rosto, fazer movimentos circulares para a maquiagem dissolver, enxaguar e dar continuidade ao skincare.
Leia também: Máscaras faciais caseiras para testar hoje mesmo
Viu só quantos benefícios o óleo facial oferece para o nosso rosto? Deixa aqui embaixo, nos comentários, se esse produto já faz parte da sua rotina de cuidados com a pele! 🙂