Apesar das mulheres modernas estarem cada vez mais próximas a ideia de ter um cabelo curtinho – como o Short Bob, o Pixie Cut e até mesmo a cabeça raspada -, os cabelos longos ainda representam uma grande parcela e, inclusive, são bastante almejados devido ao movimento que possuem e ao impacto visual que proporcionam.
Antigamente, o Projeto Rapunzel consistia apenas na aplicação de Shampoos Bomba e Máscaras de Crescimento, mas, com o avanço da tecnologia no mercado da beleza, a criação de novas técnicas de desenvolvimento capilar se tornou possível e anda conquistando o coração das amantes de fios longos.
Nesse post falaremos um pouco mais sobre a Inversão Capilar e o que essa técnica promete quando pensamos em crescimento e nutrição capilar. Por isso, se o seu desejo é potencializar o comprimento dos seus cabelos e, de quebra, recuperar os nutrientes perdidos pela fibra, fique de olho no que vem a seguir!
Sobre o tratamento
A Inversão Capilar é uma técnica de crescimento capilar feita através de Óleos 100% Vegetais e que promete o desenvolvimento de até 2,5 cm a mais do que os cabelos normalmente cresceriam em uma semana. O método é um dos tratamentos mais eficazes quando se pensa em crescimento dos fios e vem conquistando o coração de muitas pessoas que amam cabelos compridos.
O procedimento consiste em realizar uma massagem em toda a região do couro cabeludo usando um Óleo Vegetal a fim de estimular a circulação sanguínea da região e, assim, promover um desenvolvimento capilar saudável. Essa massagem também auxiliará em uma melhor absorção dos nutrientes presentes no óleo.
Alguns profissionais recomendam que o procedimento seja feito de cabeça para baixo ou com a cabeça levemente inclinada para frente como uma forma de potencializar os resultados. É daí que vem o nome Inversão Capilar.
Leia também: Umectação para cabelos: perguntas e respostas
Todos os benefícios prometidos pelo método
O crescimento e desenvolvimento capilar saudáveis não são os únicos benefícios do tratamento! Devido ao poder altamente nutritivo e umectante dos Óleos Vegetais, a Inversão Capilar também é responsável por nutrir intensamente a fibra capilar e recuperar todos os nutrientes perdidos pelo fio devido a químicas e/ou agentes externos.
Inclusive, essa nutrição poderosa também consegue reter a umidade por muito mais tempo no núcleo dos fios, potencializando a hidratação e, dessa maneira, conferindo mais maciez, movimento e brilho às madeixas.
Além disso, o tratamento é uma opção perfeita para acelerar o processo de transição capilar, realizado principalmente pelas cacheadas e crespas! Por garantir um crescimento mais rápido, a Inversão consegue reduzir o período de dupla texturização – quando o fio apresenta duas texturas diferentes – e, dessa forma, fazer com que a transição seja menos intensa, visto que a dupla texturização é a fase que mais mexe com a autoestima de quem está passando pela transição.
Colocando em prática a técnica de Inversão Capilar
O diferencial da técnica de Inversão Capilar está no Óleo Vegetal utilizado, que deve atender às necessidades do seu tipo de fio. Os mais utilizados nesse procedimento são os Óleos de Coco, de Rícino e de Alecrim, mas isso vai muito do gosto pessoal de cada um. Use algum que você já conhece e que dê bons resultados aos seus cabelos!
Feita a escolha do ingrediente, a técnica já pode ser colocada em prática. Basta esquentar um pouco do Óleo Vegetal escolhido, molhar a ponta dos dedos nele e dar início a massagem. O ato de massagear o couro cabeludo deve ser suave e com um tempo de duração de, em média, 5 minutos. Lembrando que os resultados são ainda melhores se a massagem por realizada com a cabeça inclinada para a frente.
Após isso, o próximo passo é deixar o Óleo agindo por 2 a 3 horas e, passado o tempo de ação, deve-se lavar os cabelos com Shampoo e finalizar como desejar. O indicado é realizar o procedimento de Inversão Capilar à noite, deixando o ingrediente agir durante o sono e realizar o enxágue somente no dia seguinte, ao acordar.
Quanto à frequência, o tratamento deve ser realizado apenas por 7 dias (uma semana) e, depois desse período, esperar um mês para colocá-lo em prática de novo. Deixar o couro cabeludo “respirar” é essencial para que o desenvolvimento dos fios aconteça de forma saudável e equilibrada.
Gostou de conhecer a técnica de Inversão Capilar, leitora? Conta pra gente nos comentários se você já experimentou esse tratamento e quais são os seus métodos preferidos quando o assunto é crescimento capilar! Estamos ansiosos para saber! 🙂