umectação para cabelos

Com o avanço da tecnologia no mercado da beleza e com a popularização dos tratamentos capilares, novas técnicas vêm surgindo ao longo do tempo. O cronograma capilar nunca foi tão pautado como nos últimos anos e suas etapas estão em constante evolução e experimentação. 

O que não faltam são máscaras caseiras de hidratação, boosts proteicos que recuperam a força dos fios e ingredientes puros que auxiliam no crescimento. 

Em meio a tantas opções de tratamentos para hidratar e reconstruir as madeixas, algumas pessoas sentem falta de alternativas para nutrir a fibra capilar. A umectação é uma técnica que pode ser feita em casa e, apesar de nutrir intensamente os cabelos, ainda é rodeada de inúmeras dúvidas, uma vez que o tratamento é 100% a base de óleo. 

O uso de óleo na composição desse tratamento pode ser um gatilho para pessoas que já sofrem com fios oleosos. Sempre existirá o estigma que uma técnica como essa possa aumentar a oleosidade do couro e, com isso, ocasionar em outros problemas à saúde capilar. Mas será que isso realmente acontece?  

Nesse texto respondemos as principais dúvidas que cercam a técnica de umectação para que você faça esse tratamento com a máxima eficácia e sem receio de dar errado. Anote nossas dicas e tenha uma boa leitura! 

O que é Umectação?

Antes de respondermos às dúvidas acerca do tratamento, é necessário compreender o seu conceito, os benefícios oferecidos e como ele é feito nas madeixas.

A umectação é um tratamento nutritivo à base de óleo vegetal (sem resquício de silicones e minerais) que visa recuperar os nutrientes perdidos pela fibra capilar, combater a porosidade, acabar com o ressecamento, driblar o frizz excessivo e, consequentemente, disciplinar e alinhar os cabelos como um todo. 

A aplicação é feita através de uma massagem no couro cabeludo e posteriormente o óleo é levado às mechas, da raiz até as pontas. Após o tempo de ação, o cabelo é enxaguado, lavado e condicionado. O tratamento é indicado a cada 15 dias, mas se o nível de ressecamento for alto, pode ser realizado semanalmente. 

A umectação faz os cabelos caírem?

Uma das principais questões que envolvem a técnica é a respeito da queda capilar. Durante o tratamento, inúmeras mulheres já se queixaram que houve uma queda significativa dos fios, mas fique tranquila! A queda não acontece devido a umectação. 

Apesar da oleosidade excessiva ter ligação direta com a queda, isso não ocorre com a aplicação de óleo vegetal nos cabelos. O que realmente acontece é que muitas vezes os fios já estão desprendidos do bulbo capilar, mas ainda estão presos no couro cabeludo. O atrito causado pela massagem no momento da aplicação do óleo pode soltar de vez esses fios que já estavam para cair e, assim, causar esse baita susto. 

Como a aplicação do óleo é feita nos cabelos secos e “sujos” – já que o shampoo é usado só no momento do enxágue -, a queda fica perceptível e torna-se ainda mais assustadora, mas pode ficar tranquila que ela já ia aparecer cedo ou tarde. 

Leia também: Como deixar o couro cabeludo saudável e reduzir a queda capilar

A umectação pode ser feita em cabelos oleosos?

Assim como peles mistas e oleosas precisam de hidratação e nutrição, os cabelos oleosos também necessitam desse tratamento. Por isso, sim! Fios oleosos podem e devem fazer o tratamento de umectação. Até porque, um cabelo pode ser oleoso e estar ressecado ao mesmo tempo. Uma coisa não tem ligação com a outra. 

Inclusive, todos os cabelos são autorizados a passar por esse tratamento. Existem óleos vegetais disponíveis para cada tipo de fio. Dê uma olhada: 

  • Óleo de Coco: rico em vitamina K, auxilia na reparação de pontas duplas, no tratamento da caspa e no controle de oleosidade.
  • Óleo de Argan: rico em vitamina D, ação antioxidante e recupera os danos externos.
  • Óleo de Girassol: auxilia no crescimento capilar, altamente hidratante e protege contra radicais livres.
  • Óleo de Rícino: rico em vitamina E e ômega 6, confere luminosidade, auxilia no combate a queda capilar e controla a caspa. 

A aplicação do óleo precisa ser feita no couro cabeludo?

Em meio a debates com amantes de haircare já foi possível perceber que muitas pessoas passam o óleo vegetal apenas nos fios usando o pretexto que eles conseguirão absorver o tratamento por si só. Porém, essa forma de aplicar está errada e o tratamento não terá a mesma eficácia se for feito dessa maneira. 

Sim, os fios tornam-se mais alinhados, ganham um toque sedoso e ficam cheios de brilho devido a umectação, mas tudo isso são mudanças externas que só ocorrem devido ao excesso de óleo que sobra nos cabelos após o enxágue. A única região que consegue de fato absorver os nutrientes do tratamento é o couro cabeludo

A fibra capilar só é capaz de recuperar os nutrientes perdidos e contornar a porosidade e ressecamento dos fios quando o óleo vegetal é aplicado diretamente no couro cabeludo através de uma massagem. Por isso, para conferir um tratamento interno e externo, a umectação deve ser feita nos fios e no couro. 

Agora é com você, leitora! Suas perguntas foram respondidas quanto ao tratamento de umectação? Conta pra gente nos comentários se você já experimentou essa técnica nos seus cabelos!

Coloque seu comentário aqui...