A queda capilar é um fenômeno natural e comum que aparece diariamente na vida de todos os indivíduos. Cada fio existente em nossa cabeça tem um ciclo de vida pré estabelecido onde o cabelo nasce, cresce, se desenvolve e, por fim, cai. Por isso, é importantíssimo se lembrar que a queda faz parte da vida e só deve ser vista como um problema se ela for extremamente frequente.
Se você notou que seus fios estão caindo numa quantidade fora do normal durante o banho, ao finalizá-lo ou enquanto realiza suas atividades diárias, talvez esteja na hora de você se atentar a alguns hábitos presentes em sua rotina. A queda excessiva possui muitas causas e a maioria delas pode ser evitada tomando seus devidos cuidados.
Para orientá-la melhor quanto ao controle desses hábitos, reunimos nesse texto 5 erros super comuns que contribuem bastante para a queda capilar. Dessa forma, você pode achar o foco do problema e resolvê-lo com mais facilidade. Abra seu bloquinho de notas e tenha uma boa leitura!
Menos calor, por favor!
O calor em excesso é inimigo natural dos cabelos. Com certeza você já ouviu por aí que deve-se substituir banhos de água quente por água morna e sempre proteger os fios antes de usar secador, prancha e/ou modelador.
Essa recomendação é feita porque as altas temperaturas, além de provocarem queimaduras no couro cabeludo, também desregulam as glândulas sebáceas da região e potencializam a produção de óleo. Isso é um grande problema, já que a oleosidade excessiva do couro pode obstruir os folículos capilares e, assim, provocar a queda capilar.
Portanto, a primeira orientação é que no momento do banho os fios não sejam lavados com água quente, e sim morna ou fria. Quanto às ferramentas de calor, é indicado aplicar um protetor térmico nos fios e tomar uma distância segura entre o que estiver sendo usado e o couro cabeludo. Isso evita queimaduras, ferimentos e, consequentemente diminui o risco da queda de cabelo.
Seque os cabelos antes de se deitar
Um hábito muito comum na vida de quem passa o dia inteiro fora e só chega em casa a noite é tomar banho antes de dormir e, pelo cansaço, não secar adequadamente os fios.
Se você faz isso, pare antes que surja algum problema! A gente te garante: ele vai surgir. O ato de deitar-se sem secar os cabelos causa um abafamento na região do couro cabeludo que, além de potencializar a produção de óleo, também incentiva a proliferação de fungos e bactérias, ocasionando alergias e ferimentos que fazem os fios caírem.
Por isso, mesmo se você estiver muito cansada, tire um tempinho para secar bem os cabelos antes de deitar a cabeça no travesseiro. Antes ter esse cuidado e evitar futuros problemas, do que comprometer a saúde dos seus fios e perder ainda mais tempo cuidando deles!
Pegue leve nas químicas
A química capilar é um ótimo exemplo de “aminimiga”, ou seja, ao mesmo tempo em que proporciona beleza aos cabelos, também é a grande responsável por danificar sua saúde. Todo processo químico possui substâncias que agem diretamente na fibra capilar, modificando suas estruturas e roubando alguns nutrientes.
Além disso, técnicas como descoloração e alisamentos podem conter componentes agressivos demais a saúde capilar. Pós descolorantes, água oxigenada e substâncias alisantes, por exemplo, são alguns dos principais causadores de alergias e queimaduras no couro cabeludo.
Antes de realizar qualquer química é imprescindível realizar um teste de mecha, conferir a procedência dos produtos usados e sempre dar um tempo de recuperação entre um procedimento e outro. Sem contar naquele mandamento essencial: se liberte das químicas e aproveite suas madeixas naturais!
Reconheça a beleza dos fios soltos
Outro erro comum que contribui para a queda capilar é o ato de apertar os fios no momento de prendê-los. Seja para facilitar as atividades do dia a dia, se exercitar ou construir um penteado mais elaborado, evite puxar e prender os fios com muita força. Fazer isso com frequência pode danificar e/ou quebrar o folículo capilar, deixando o cabelo mais fraco e propício a cair.
A recomendação nesses casos é afrouxar um pouco o elástico de cabelo ou simplesmente não prendê-los e caprichar na finalização. Uma boa dica é massagear o couro cabeludo no momento da lavagem para estimular a circulação sanguínea do local e, assim, contribuir para um bom desenvolvimento capilar e garantir uma melhor distribuição de nutrientes entre os folículos.
Mantenha uma dieta equilibrada
Lembram-se daquele velho ditado “quanto mais colorido o prato, mais saudável ele é”? Pois bem, uma alimentação regrada não só faz bem à saúde do organismo, como também deixa os fios mais saudáveis.
O crescimento dos cabelos têm sim uma conexão direta com os corantes, conservantes e adoçantes presentes nas junk e fast foods. Tanto o excesso de algumas vitaminas, quanto a sua ausência contribuem para a vitalidade e força dos cabelos. A deficiência de ferro e proteínas ou o excesso de vitamina A são alguns fenômenos que incentivam o mau desenvolvimento capilar.
Portanto, para aprimorar a saúde corporal e capilar, invista numa dieta equilibrada e rica em nutrientes. Grãos integrais, vegetais frescos, legumes, nozes, leite, ovos e carne são alguns exemplos de alimentos para incluir em sua vida!
Gostou das nossas dicas, leitora? Agora ficou mais fácil reconhecer os erros da rotina que contribuem para a queda capilar, não é mesmo? Comente aqui embaixo quais desses hábitos já fazia parte do seu dia a dia!