A queda de cabelo sempre foi vista como um problema. Porém, é preciso compreender que, muito além de uma patologia, a queda representa algo natural quando falamos de cabelo.
Todo fio apresenta uma fase anágena, catágena e telógena, que nada mais é do que “tempo de vida” do cabelo, onde ele nasce, cresce, se desenvolve e, por fim, se desprende do bulbo capilar.
O real problema aparece quando essa queda de cabelo foge da normalidade e atinge maiores proporções, aparecendo com mais frequência e caindo em momentos peculiares em meio à rotina.
Em contrapartida temos as químicas, que representam grande parte das pautas de embelezamento capilar. Uma pessoa não vai deixar de colorir e alisar as madeixas por conta de um problema como a queda. Ou vai?
Quando esse assunto vem à tona, as amantes de cabelo liso ficam cheias de dúvidas, visto que as escovas progressivas contém inúmeras substâncias químicas que podem agredir os fios de alguma forma.
Para norteá-las de uma maneira melhor, elaboramos esse texto para responder a pergunta: posso fazer progressiva no cabelo com queda? Confira a seguir a resposta para essa questão e saiba como cuidar dos fios após a progressiva!
Queda capilar: causas e tratamentos
Antes de falarmos a relação dos alisamentos com a queda, é necessário compreender de onde esse problema surge e as maneiras de contornar a situação.
A queda de cabelo pode ocorrer devido a vários fatores. Os mais comuns são: uso excessivo de ferramentas de calor, oleosidade, estresse, ausência de vitaminas, alterações hormonais e procedimentos químicos.
Sim, cabelos quimicamente tratados são mais propensos ao enfraquecimento, do que cabelos virgens.
Os tratamentos para queda de cabelo variam de acordo com a sua causa. Se a queda estiver ocorrendo devido a agressões físicas, será necessário seguir com alguma linha de tratamento específica e proteger os fios sempre que utilizar alguma ferramenta de calor.
Se ocorrer por ausência de vitaminas, é interessante apostar em suplementos ou investir em uma dieta rica em alimentos que neutralizem essa queda de cabelo.
Quanto às alterações hormonais e emocionais, é indicado buscar aconselhamento com um endocrinologista e psicólogo. De acordo com o diagnóstico, pode ser receitado algum medicamento tópico e/ou oral.
Queda de cabelo por Escova Progressiva
Como citamos no tópico acima, os cabelos quimicamente tratados são mais propensos à queda capilar.
As substâncias presentes num método de escova progressiva agridem e enfraquecem os fios ao mesmo tempo em que os alisam. Se não forem controlados e revertidos, esses danos podem potencializar os quadro de enfraquecimento e evidenciar a queda.
Além disso, é de suma importância investir em um alisante de qualidade. Do contrário, o produto pode causar irritações no couro cabeludo.
Metade das causas da queda são ligadas a problemas no couro. Por isso, é interessante tratá-lo e resguardá-lo o máximo possível.
Como manter o liso em meio a queda?
Caso a queda ocorra por conta de questões hormonais ou hereditárias, evite alisamentos e procedimentos químicos em geral. Sejamos francos, é melhor apostar em cuidados capilares e assumir a sua beleza natural do que continuar os colocando em situações de risco.
Agora, se a queda ocorrer por conta de agressores externos, nada como um bom e completo cronograma capilar para reverter o quadro. Capriche em reconstruções para recuperar a força e resistência e torne frequente as hidratações e nutrições.
Além disso, mantenha seus fios longe das fontes de calor excessivo. O indicado é lavá-los com água morna ou fria e sempre aplicar um protetor térmico antes de usar prancha ou secador.
Por último, mas não menos importante, experimente tratamentos que alisam os fios sem danificá-los. A Escova Orgânica é uma ótima alternativa não só pelo alisamento seguro que oferece aos fios, mas também pelo tratamento intenso que promove à fibra capilar.
Agora é com você, leitora! Conta pra gente nos comentários se você já enfrentou um quadro de queda anteriormente e como você fez para contorná-lo.
Acessando a página inicial do nosso blog, você confere mais dicas relacionadas ao universo capilar. Esperamos pela sua visita!
Meu cabelo está caindo porque fiz uma progressiva com formol e depois de três meses pintei o cabelcom tinta que tinha amônia aí começou a cair meu cabelo mas já faz 7 meses que fiz agora eu queria fazer uma progressiva orgânica eu posso fazer
Olá, Daniela! Tudo bem?
Você pode optar por uma progressiva sem formol, como a Select One da Prohall Cosmetics: Select One