Que a escova progressiva traz madeixas lisas e segura o volume excessivo dos fios a gente já sabe. Mas o que de fato existe por trás dessa maravilha? Deixa que a gente responde!
Os componentes da progressiva só alisam e reduzem o volume por conta da selagem que é feita nos fios durante o procedimento. Em outras palavras, as cutículas dos fios são fechadas para que o cabelo segure o efeito do liso.
Isso significa que os cabelos serão selados da maneira que estiverem. Por isso a importância de manter a saúde capilar em dia!
E se de alguma forma, os cabelos não estiverem tão saudáveis assim? E se estiverem danificados por conta de algum fator externo ou procedimento químico?
A resposta para essas perguntas é: melhor esperar algumas semanas até que os fios estejam saudáveis a ponto de realizar o alisamento sem correr riscos.
Para entender melhor sobre essa pausa para recuperar a saúde capilar e conhecer os riscos que um procedimento químico pode ter em cabelos danificados, leia esse texto com bastante atenção!
Preparando o cabelo para receber a química
O primeiro passo antes de realizar qualquer química no cabelo é procurar um profissional. É ele quem vai fazer um diagnóstico do fio para descobrir qual será o tratamento necessário. Feito isso, podemos dar início a um cronograma capilar.
É através dessa agenda de cuidados que os fios poderão ficar hidratados, nutridos e reconstruídos a ponto de receberem qualquer técnica capilar, incluindo a escova progressiva.
Os tratamentos mais interessantes para quem está com os cabelos quebradiços e danificados são os de hidratação e reconstrução.
Os tratamentos de hidratação profunda são responsáveis por neutralizar os sinais de ressecamento e repor os nutrientes perdidos pelo fio ao longo do tempo, conferindo aquele aspecto macio e luminoso às madeixas.
Já os tratamentos de reconstrução têm fórmula desenvolvida à base de queratina e são capazes de devolver as proteínas perdidas e, consequentemente, a força que os fios precisam para contornar os possíveis quadros de quebra.
Riscos
Ok, mas quais são os riscos que o cabelo pode correr se esses cuidados preparatórios não forem devidamente tomados?
Como foi pontuado nos tópicos acima, a progressiva fecha a cutícula do fio. Portanto, se ele estiver danificado, o procedimento irá selar esse fio sem que esteja tratado por dentro.
Somando isso ao fato da progressiva – querendo ou não – ser um processo químico, teremos um combo de agressividade ao cabelo.
Resumindo o cenário: o cabelo já está danificado e passará por uma química que vai danificá-lo ainda mais. Então se ele já estava ressecado e fraco, agora está elástico e quebradiço. Sentiram o impacto?
Por esse motivo o cuidado preparatório é tão importante de ser considerado! A busca por madeixas lindíssimas é inevitável, mas fazer isso com a saúde dos fios em dia deveria ser ainda mais.
Teste de Mecha
O teste de mecha é importantíssimo antes de qualquer procedimento que você esteja pensando fazer. É através dele que conseguimos descobrir se o seu cabelo estará apto ou não para receber o produto que será aplicado.
Pressupondo que você fez todo o cronograma capilar indicado e a mecha aguentou a química. Isso significa que os fios estão preparados para serem alisados e embelezados.
Do contrário, se mesmo com a agenda de tratamentos em dia as mechas ainda assim não aguentarem, será necessário dar continuidade ao cronograma capilar até que estejam fortes o suficiente.
Lembre-se: a pressa é inimiga da perfeição. Antes investir tempo e dinheiro num procedimento químico que dará 100% certo, do que investir, perder tudo por conta da alta fragilidade do cabelo e ter que gastar ainda mais com outro tratamento para salvar seus fios. Cuide-se!
Quer adquirir mais dicas relacionadas ao método de escova progressiva? Acessando a página inicial do nosso blog, você confere os demais conteúdos que preparamos sobre o tema! Esperamos por você!