dicas para engrossar o cabelo danificado

Os principais indicadores de um cabelo danificado é quando ele está quebradiço, poroso e, principalmente, fino. O uso excessivo de químicas capilares e os danos causados diariamente por agentes externos são capazes de roubar nutrientes essenciais à saúde do fio, como a Queratina, por exemplo. 

A Queratina é uma proteína de origem natural e que constitui 90% do fio de cabelo. É ela quem dá sustentação e força à estrutura capilar, representando a massa/corpo das madeixas. Uma vez em falta, os cabelos assumem uma forma mais fina e sem nenhum volume, perdendo a resistência que os mantém ficar firmes no couro cabeludo. 

Pensando em maneiras de driblar esse cenário, separamos nesse post 3 dicas para engrossar o cabelo danificado e recuperar a força perdida pelos fios. Abra seu bloco de notas e faça uma ótima leitura!  

A Reconstrução recupera a Queratina perdida pelos fios!

Um dos caminhos mais eficazes para encorpar o fio e repor as proteínas pela fibra é realizando a Reconstrução Capilar. O tratamento reconstrutor representa uma principais etapas do cronograma capilar e tem como função recuperar toda a massa dos cabelos e reverter a aparência rala, porosa e quebradiça das madeixas. 

A maioria dos métodos reconstrutores são formulados através da própria Queratina e disponibilizados no formato de máscaras e ampolas de tratamento. Isso permite que a reconstrução também garanta a reposição dessa proteína essencial à sustentação dos fios. 

O indicado é realizar esse tratamento apenas uma vez ao mês, visto que o seu excesso pode provocar um efeito rebote e acabar pesando os fios. Caso o cabelo esteja bastante danificado, o tratamento pode ser indicado quinzenalmente. Converse com um profissional capilar e monte com ele uma agenda de cuidados que atenda às necessidades do seu cabelo. 

Leia também: Reconstrução: antes ou depois da progressiva?

A Umectação nutre e fortalece as madeixas!

Se engana quem pensa que a Umectação só serve para nutrir os cabelos! A técnica é uma das mais completas quando pensamos em tratamento capilar, pois, além de potencializar a hidratação e recuperar os nutrientes perdidos pela fibra, ela também é responsável por fortalecer e engrossar o cabelo. 

A Umectação é realizada através de Óleos 100% Vegetais, que tem um valor nutritivo altíssimo e, por isso, conseguem recuperar as vitaminas e proteínas essenciais ao núcleo dos fios que auxiliam no fortalecimento da estrutura capilar. Uma vez fortalecido, o cabelo deixa de ter um semblante ralo e assume uma posição mais firme no couro cabeludo.

A frequência desse tratamento também possui algumas restrições: deve ocorrer semanalmente nos fios secos e quinzenalmente nos fios com a umidade equilibrada.

Leia também: Tudo sobre Umectação 

Evite o uso frequente de Químicas Capilares

Evitar o uso excessivo de substâncias químicas nos cabelos segue sendo uma das melhores maneiras de manter o equilíbrio capilar. Os ativos presentes nessas substâncias – que podem ser tinturas, alisantes e produtos descolorantes – são responsáveis por atingir as camadas mais profundas da fibra capilar e retirar de lá, água e nutrientes essenciais ao bom funcionamento dos fios. 

Uma vez longe desses elementos fundamentais e sem nenhum cuidado pós-química, o cabelo deixa de ser saudável e assume uma forma quebradiça, fina, opaca e porosa, necessitando de um tratamento intenso para voltar a sua aparência tradicional. 

Por isso, se o seu fio já é naturalmente fino, evite ao máximo os procedimentos que contém química! Caso você deseje uma mudança no visual, opte por um corte diferente e invista em um cronograma capilar que deixará ele sempre lindo e devidamente equilibrado. Sempre reforçamos aqui que um cabelo realmente bonito é um cabelo com a saúde em dia. 

O que achou das nossas dicas para engrossar o cabelo, leitora? Você já seguia alguma delas em sua rotina de cuidados? Conta pra gente nos comentários! 🙂

Coloque seu comentário aqui...