Dicas para eliminar a caspa

Se você notou o surgimento de casquinhas brancas e descamativas em meio aos seus fios, não se desespere! A caspa é muito mais comum do que imaginamos e atinge todo tipo de pessoa, sem distinção de gênero e idade, podendo aparecer em qualquer momento da vida. 

A formação dessas casquinhas e a coceira no couro cabeludo são os principais sintomas da dermatite seborreica, que é o nome dermatológico dado à caspa. Infelizmente o problema ainda é visto com maus olhos e pode ser remetido a falta de higiene, mesmo que isso nunca tenha sido realmente comprovado. 

Por conta disso, um problema pequeno pode se transformar em algo maior e, inclusive, mexer com a autoestima e confiança de quem convive com a caspa.

Se você sofre com isso atualmente ou deseja se prevenir contra uma futura situação, continue lendo esse texto e veja 3 dicas para eliminar a caspa e tornar seu couro cabeludo mais saudável. Abra seu bloco de notas e faça uma boa leitura! 

Sobre a Caspa e suas causas

Antes de saber as medidas para contornar o problema, é necessário saber o que ele é e de onde vem. A caspa em si é apenas um quadro da dermatite seborreica, que nada mais é do que uma inflamação no couro cabeludo que vem acompanhada dessa descamação branca ou amarelada. 

A inflamação causada pela dermatite pode causar coceira, irritação, manchas vermelhas e feridas. Os principais fatores que motivam o aparecimento da caspa e da dermatite são: genética, alterações hormonais, oleosidade excessiva, alimentação inadequada, calor, acúmulo de cosméticos no couro cabeludo e má higienização do local. 

Infelizmente, a caspa é uma doença crônica, mas que pode ser controlada tomando alguns cuidados especiais e tratada com o uso de dermocosméticos e/ou medicamentos. 

Evite banhos de água quente

O primeiro passo para combater a caspa é começar a tratar o couro cabeludo com a mesma preocupação e dedicação que se trata os fios ou a pele do rosto. 

É muito importante dar adeus aos banhos de água quente se você quiser se livrar da caspa e dos demais problemas que afetam essa região. As altas temperaturas têm o poder de retirar a camada de oleosidade natural produzida pelo couro. 

Isso estimula as glândulas sebáceas a produzirem ainda mais óleo e, consequentemente, ocorre o entupimento dos poros e a distribuição de nutrientes fica comprometida. Lembram-se que a oleosidade é um dos fatores que ocasiona a caspa? Pois bem, é interessante começar a lavar os cabelos com água morna ou fria

Lave os fios com um shampoo específico

Outra dica bacana que pode ser utilizada para eliminar a caspa e entra nesse momento da lavagem dos fios é a utilização de Shampoos Anti Caspa ou Anti Resíduo pois eles contêm princípios ativos, como o zinco, cetoconazol, selênio, alcatrão, ácido salicílico, dentre outros, que podem diminuí-la.

No momento da aplicação, massageie com delicadeza o couro para estimular a circulação sanguínea da região e, com isso, garantir um melhor crescimento e desenvolvimento capilar. Não se esqueça de enxaguar bem os fios após cada etapa do seu haircare para que nenhum resíduo se acumule no couro e intensifique a caspa. 

Não deixe o couro cabeludo abafado

Nós sabemos que o uso de acessórios na cabeça fazem toda a diferença no resultado de um look. Porém, o uso frequente de chapéus, bonés, lenços e toucas pode abafar demais a região do couro e favorecer o aparecimento da caspa. É interessante deixar a região descoberta para que os poros consigam “respirar” melhor. 

O mesmo vale para quem tem o hábito de dormir com o cabelo molhado. A umidade somada ao ato de deitar a cabeça no travesseiro pode criar um abafamento na região do couro e fazer com que a caspa e irritações apareçam. Além disso, o hábito também apresenta certo risco de quebra dos fios. 

Por isso, nada de deitar-se com os fios ainda molhado, ok? Aproveite seu banho relaxante antes de dormir, mas se certifique de secar bem os cabelos. 

Leia também: Como deixar o couro cabeludo saudável e reduzir a queda capilar

Gostou das nossas dicas para eliminar a caspa, leitora? Conta pra gente nos comentários o que você já fez para tentar se livrar desse probleminha!

Coloque seu comentário aqui...