Montar um cronograma capilar, fazer visitas frequentes a salões de beleza, beber bastante água e cuidar da alimentação… nada disso adianta se você não excluir da sua rotina alguns hábitos comuns que podem prejudicar a estabilidade dos fios de cabelo.
Neste post, falamos um pouquinho mais sobre esses hábitos e listamos 10 coisas que você não deve fazer nos cabelos ao longo da sua rotina de cuidados. Quer saber mais? Então abra seu bloco de notas e se liga nas dicas que preparamos por aqui!
Lavar os cabelos com água quente
Além de deixar o couro cabeludo mais sensível, a água quente do chuveiro também é capaz de estimular a abertura das cutículas, fazendo com que o fio fique mais propenso a desenvolver quadros de ressecamento e porosidade. O ideal para manter a vitalidade dos cabelos é fazer o enxágue com água fria ou morna.
Usar qualquer shampoo para higienizar os fios
Se você faz parte do time de pessoas que compra o primeiro shampoo que vê pela frente, saiba que você pode estar higienizando seus cabelos de forma errada. Existem shampoos específicos para cada tipo de fio. O certo é investir em um produto que se comunique com as características e necessidades do seu cabelo, ok?
Aplicar o condicionador na raiz dos cabelos
Ao aplicar o condicionador direto na raiz dos cabelos, você pode favorecer o entupimento dos poros capilares, deixando o couro cabeludo mais propenso aos quadros de oleosidade excessiva. Utilize o produto apenas do comprimento às pontas, mantendo uma distância segura de 1cm da raiz.
Dormir com os cabelos molhados
Dormir com os cabelos molhados é um hábito maléfico que você precisa excluir da sua rotina. Além de deixar os cabelos amassados, a prática também favorece um cenário perfeito para o desenvolvimento de fungos e dermatites no couro cabeludo. Portanto, certifique-se de secar os fios antes de deitar a cabeça no travesseiro.
Prender os cabelos com elástico
Apesar de serem super populares, os elásticos com plaquinha de metal oferecem um certo perigo à saúde capilar, já que apertam os fios e favorecem a quebra dos mesmos. Aqui, o ideal é apostar nos elásticos de tecido, que são tão acessíveis quanto os de metal e não danificam a estrutura dos cabelos.
Esquecer de usar o protetor térmico
O protetor térmico, como o próprio nome sugere, é o grande responsável por proteger as madeixas contra as altas temperaturas emitidas pelas ferramentas de calor (secadores, pranchas e modeladores). Se você não utilizá-lo, seus cabelos poderão desenvolver quadros de ressecamento, portanto, não deixe de pular essa etapa.
Usar ferramentas de calor nos cabelos molhados
E por falar em ferramentas de calor, utilizar a prancha ou modelador nos cabelos molhados é outra prática que você deve deixar de lado. O uso dessas ferramentas enquanto o fio está úmido pode danificar seriamente a fibra capilar, deixando os cabelos ressecados e porosos. Antes de utilizá-las, seque bem os fios e não esqueça do protetor térmico.
Pentear os fios da raiz até as pontas
Outro hábito que deve ser evitado é pentear os cabelos da raiz até as pontas. O certo é desembaraçar primeiro as pontas e subir gradativamente até chegar à raiz. Além de quebrar os fios, fazer o caminho inverso também pode arrancar os cabelos do couro cabeludo.
Passar a mão no cabelo toda hora
Esse é um dos hábitos mais difíceis de ser controlado, especialmente para as vaidosas de plantão! Passar a mão no cabelo várias vezes ao dia pode deixar os cabelos mais oleosos e mais próximos às impurezas que se acumulam nas mãos em meio ao cotidiano, então se policie a fazer isso com menos frequência, ok?
Esfregar os fios com a toalha
Ao contrário do que parece, esfregar o cabelo com a toalha não ajuda a secar os fios. Essa prática só favorece a quebra – e até mesmo a queda – dos mesmos. Para remover a umidade sem danificar a estrutura capilar, basta apertar a toalha contra os cabelos delicadamente.
Confira mais dicas de beleza em nosso Blog!
Gostou desse conteúdo, beauty lover? Acessando a página inicial do nosso blog, você confere os demais tópicos que preparamos especialmente para você! Esperamos pela sua visita!